Equipe de competição da Faculdade de Computação recebe homenagem da Câmara Municipal de Campo Grande

A equipe de competição AraraBots, da Faculdade de Computação (Facom), recebeu moção de congratulação da Câmara Municipal de Campo Grande. A homenagem, prestada pelo vereador Veterinário Francisco no dia 18, durante a 67ª sessão ordinária, reconhece o desempenho e dedicação do grupo nas competições nacionais de tecnologia.

No mês de outubro, a AraraBots representou Mato Grosso do Sul na Competição Brasileira de Robótica, realizada em Vitória (ES), onde competiu na categoria Futebol de Robôs, uma das mais disputadas do evento. A participação reafirma o protagonismo da equipe no cenário tecnológico brasileiro.

A diretora da Facom, Liana Duenha, relevou que já passaram centenas de estudantes de diferentes cursos de graduação da Facom durante os 15 anos de formação da equipe. “O estudantes desenvolvem os robôs que são utilizados nas competições e, com isso, complementam significativamente o aprendizado em eletrônica, modelagem, desenvolvimento de software e de hardware. Além de todos os benefícios técnicos, ressalta-se o desenvolvimento dos estudantes na gestão de projetos e trabalho em equipe”, explicou. “A Ararabots é a única equipe de robótica competitiva de Mato Grosso do Sul a participar de competições nacionais. Nestes eventos, a equipe fortalece a imagem da UFMS e de MS no cenário nacional e internacional, mostrando que o nosso Estado também pode atuar na robótica”, complementou.

Para o estudante do curso de Engenharia de Computação da Facom e capitão da equipe, Fábio Huang, a participação na Ararabots representa um importante espaço de formação na Universidade. “Uma equipe de robótica envolve diversas competências multidisciplinares, como programação, eletrônica e controle. Embora esses conteúdos sejam abordados ao longo da graduação, normalmente aparecem de forma segmentada e teórica. Ao trabalhar nos robôs, temos a oportunidade de aplicar todo esse conhecimento na prática, enfrentando problemas reais que exigem compreensão mais profunda”, destacou. “Como capitão da equipe, receber esse reconhecimento foi muito especial. Mesmo o Ararabots tendo uma estrutura bem horizontal, onde todo mundo pode tomar decisões, ser capitão ainda traz bastante responsabilidade. Liderar não é só ajudar a projetar e montar o robô, é também entender as dificuldades de cada pessoa e tentar melhorar o ambiente para que todo mundo consiga dar o seu melhor”.

A egressa do curso de Ciência da Computação da Facom Ana Karolina da Silva Barbosa está na equipe desde 2020 e começou a desenvolver robôs há três anos. “A experiência foi desafiadora desde o início, só tínhamos cinco pessoas na nossa categoria e tínhamos que dar vida a um projeto que nem conhecíamos. Fizemos de tudo para ir para a competição em 2023, conseguimos ir e ficamos extremamente apaixonados pelo ambiente. É incrível fazer parte de algo nacional, competir com universidades renomadas, ver resultados, trocar experiências. É um ambiente de aprendizado constante”, contou. “Uma vez que você vai para a competição, você percebe que é uma das experiências mais extraordinárias que você pode viver dentro da Universidade, isso cria um propósito e faz todo o esforço valer a pena”, complementou.

Ana também destacou que participar de competições contribui de forma ativa para a formação de membros da equipe. “Durante a graduação, eu me encontrei na área de hardware e, graças a competição, e ao desenvolvimento dos robôs, eu consegui trabalhar ativamente na área: colocar a mão na massa, construir circuitos, dar manutenção, queimar componentes e errar muito para poder aprender. Além disso, o Ararabots contribui para o desenvolvimento pessoal e aprimoramento de soft skills. Na equipe, tudo é movido por alunos, nós quem decidimos o que será feito, planejamos as atividades, distribuímos as tarefas, desenvolvemos as tecnologias, fazemos as reuniões. É uma prévia do que deverá ser feito no mercado trabalho”, ressaltou.

De acordo com o vereador, a homenagem destaca a relevância do trabalho feito por estudantes e professores na área de inovação. “O sucesso da AraraBots é resultado de motivação, estudo e muito esforço. Esses jovens mostram o quanto nossa Universidade tem potencial para transformar realidades por meio da tecnologia. É fundamental que o Estado reconheça e invista nesse tipo de iniciativa, que fortalece a pesquisa e o futuro da nossa juventude,” afirmou o Veterinário Francisco.

Criada em 2011, a AraraBots é a única equipe universitária de robótica do Estado. O grupo participa de competições por todo o Brasil, contribuindo para a formação de estudantes das áreas de computação e engenharia, e desenvolve tecnologia, estimula o trabalho em equipe e incentiva a participação em desafios nacionais, ampliando o nome da UFMS no cenário científico.

Texto: Thalia Zortéa, com informações da Câmara Municipal de Campo Grande

Fotos: Arquivo da equipe