Equipe da UFMS conduz o primeiro Planejamento Estratégico da Andifes

Na 209ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada ontem, 27, em Brasília, a equipe da UFMS, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), conduziu a elaboração do primeiro Planejamento Estratégico da Andifes. O trabalho para o período de 2026 a 2030 envolveu os reitores das instituições de ensino superior filiadas e foi inspirado no documento construído coletivamente pela Universidade.

Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial de 69 universidades federais e dois centros federais de educação tecnológica, para interlocução com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com as associações de técnico-administrativos, de professores, de estudantes e com a sociedade em geral.

“Para a UFMS, é motivo de orgulho protagonizar esse processo e contribuir com a consolidação de uma cultura de planejamento no sistema federal de ensino superior. Ter uma equipe da nossa Universidade conduzindo esse trabalho, inspirado em uma experiência já consolidada internamente, demonstra como o planejamento, quando construído de forma coletiva e estratégica, fortalece a gestão e orienta decisões futuras.”, avalia a reitora Camila Ítavo, também vice-presidente da entidade.

“Para a Andifes, o documento representa um avanço institucional, ao estabelecer diretrizes que vão orientar a atuação coletiva das universidades federais nos próximos anos. A partir desse documento, a Andifes passa a contar com um direcionamento claro para o período de 2026 a 2030, o que qualifica ainda mais sua atuação em defesa das universidades federais e da educação pública”, completa a reitora.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão, explica que o trabalho da equipe consistiu na elaboração de um modelo de planejamento construído a partir de consulta aos reitores por meio de uma plataforma participativa, também elaborada pelos servidores da Universidade. “Com a plataforma, levantamos a resposta dos reitores sobre temas, objetivos e ações para a construção desse planejamento estratégico. Fizemos uma avaliação dessa metodologia com os reitores, discutindo os tópicos levantados, trabalhando tudo por meio da consulta digital, de forma que todos pudessem contribuir, e apresentamos um relatório com o que foi levantado”.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFMS para os anos de 2025 a 2030, que inspira o modelo seguido pela Andifes, foi aprovado pelo Conselho Universitário em dezembro de 2024. Norteado pela pergunta “Que Universidade queremos em 2030?”, o documento é um instrumento de gestão que define a missão, a visão, os valores e as estratégias da UFMS; institui as diretrizes pedagógicas e administrativas; e orienta as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas para os próximos cinco anos, refletindo o perfil da Universidade e sua diretriz para atuação junto a comunidade universitária.

A novidade foi a criação da UFMS Participativa, que realizou 11 audiências públicas para ouvir os desejos das comunidades interna e externa em todos os municípios que a Universidade está presente e por meio de uma transmissão ao vivo no canal da TV UFMS. A plataforma reuniu 135 propostas, 489 comentários e mais de 8,5 mil apoios, transformados em uma mapa estratégico, com objetivos específicos e indicadores-chave, distribuídos nos seguintes eixos: ensino de graduação e pós-graduação; pesquisa, extensão, internacionalização, inovação e empreendedorismo; cidadania, bem-estar e desenvolvimento humano; e governança, gestão, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides

Fotos: Andifes