Equipe da Sedfor representa a UFMS em congresso de educação a distância

Com o objetivo de discutir a educação superior pública a distância, membros da Divisão de Educação a Distância (DIEAD) da Sedfor participam do 15º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e do 4º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud), realizado no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os congressos, promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede), têm como tema a “Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital”. Desde o dia 17 de novembro, os membros da Sedfor representam a UFMS no encontro. Os questionamentos que norteiam as discussões do evento buscam respostas sobre os caminhos da aprendizagem e do conhecimento permeado por uma cultura digital, e os saberes necessários à educação do futuro.

Além de participar do congresso, nos dias 18 e 19, o coordenador adjunto da Universidade Aberta (UAB) da UFMS, Eduardo Luís Figueiredo, a chefe da DIEAD/Sedfor, professora Daiani Damm Tonetto Riedner, e o Administrador e responsável pelo Financeiro da UAB na DIEAD/SEDFOR, Jefferson de Pádua, estiveram em reunião no Fórum Nacional de Coordenadores UAB. Já no dia 20, a professora Daiani Riedner participou da reunião do Conselho de Representantes da UniRede, como representante institucional da Universidade.

A programação do Esud 2018 é realizada até sexta-feira, e inclui palestras, mesas de debate, conferências, fóruns, oficinas e atividades culturais. O evento congrega palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, tutores e toda a sociedade interessada, com o objetivo de oferecer um espaço de discussões, reflexões, trocas de saberes e experiências, na busca de uma nova ecologia para uma sociedade permeada pela cultura digital.

Desde a sua criação, a UniRede reúne instituições públicas de ensino superior federais e estaduais com intuito de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da educação à distância no Brasil. Nessa perspectiva, o Esud tem contribuído para a discussão e consolidação da modalidade à distância no Brasil, com estudos e pesquisas inovadores na área.

Texto: Paula Navarro (Estagiária da Secom)