Engenharia de Computação é o primeiro curso da UFMS com qualidade reconhecida em sistema do Mercosul

Engenharia de Computação da Faculdade de Computação (Facom) é o primeiro curso de graduação da UFMS acreditado no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), que reconhece a excelência na formação ofertada no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. O curso também é o único da área em Mato Grosso do Sul e o segundo no Brasil acreditado nesta área. O processo de avaliação nacional é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, reconhecendo padrões de qualidade necessários para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, destaca que a acreditação amplia a visibilidade da UFMS no cenário internacional. “A acreditação Arcu-Sul contribui com a ampliação da cooperação e o intercâmbio com outras universidades do Mercosul, promovendo ainda mais a integração regional e a internacionalização. No que diz respeito aos benefícios aos estudantes, podemos destacar que a acreditação Arcu-Sul traz facilidades no processo de reconhecimento de créditos e na participação em programas de intercâmbio com universidades acreditadas em outros países”, explica. “[O reconhecimento] facilita a revalidação de seus diplomas em outros países do Mercosul, através de um processo simplificado, sem necessidade de provas, e […] se apresenta como um diferencial no mercado de trabalho, podendo aumentar as oportunidades de emprego para os graduados em cursos acreditados, especialmente em outros países do Mercosul”, complementa.

Heloísa também parabeniza os servidores e estudantes do curso de Engenharia de Computação envolvidos no processo de avaliação. “A acreditação Arcu-Sul é reflexo e comprovação da qualidade da formação dada aos estudantes pela UFMS. Vale destacar que o sucesso e destaque da UFMS, e de seus cursos, é fruto do trabalho coletivo de toda comunidade”, celebra.

Para a coordenadora do curso, Bianca Dantas, a conquista representa um passo importante para a Facom. “A acreditação é um selo de que o curso de Engenharia de Computação da UFMS tem uma estrutura de qualidade e que poderemos, inclusive, receber acadêmicos de outras instituições participantes do Arcu-Sul, o que, certamente, agregará bagagem cultural a nossa comunidade acadêmica”, acrescenta.

Ela conta que professores, técnicos-administrativos e estudantes estão muito felizes por ter alcançado o reconhecimento do Mercosul, com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional e das agências de Internacionalização e de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Essa conquista representa uma comprovação de que o trabalho desenvolvido dentro de nossa Universidade está no caminho correto, rumo a uma Instituição cada vez mais interligada a outras realidades, possibilitando a troca de experiências, o que é sempre um processo vantajoso”, celebra. “A acreditação pelo Arcu-Sul é um processo que, certamente, é de muito interesse para toda a comunidade acadêmica e, em breve, espero que outros cursos da UFMS também sejam acreditados”, conclui.

A visita in loco pelo Comitê de Pares Avaliadores, composto por um coordenador técnico, um profissional brasileiro e dois estrangeiros, foi realizada em novembro de 2024, considerando itens como contexto institucional; projeto acadêmico; comunidade universitária; e infraestrutura.

Curso de graduação

Com 48 disciplinas distribuídas em dez semestres, a estrutura curricular do curso é dividida nos eixos de conteúdos básicos, conteúdos profissionais e conteúdos específicos, complementadas por um amplo conjunto de disciplinas optativas, com atividades presenciais teóricas, práticas e laboratoriais, além de estágios supervisionados.

Em destaque, as políticas da UFMS de incentivo ao ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação possibilitam que os profissionais formados na Instituição tenham contato com diversas áreas de conhecimento, como Algoritmos Paralelos e Distribuídos, Algoritmos e Otimização Combinatória, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos. Esse alinhamento entre a Universidade e as necessidades regionais também é visualizado pela integração entre graduação e pós-graduação, por meio do Mestrado em Ciência da Computação, Mestrado Profissional em Computação Aplicada, Mestrado Profissional em Ensino de Computação e Doutorado em Ciência da Computação, com pesquisas relacionadas a Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária, Tecnologias Computacionais para Cidades Inteligentes e Tecnologias Computacionais para Área de Saúde.

Texto: Thalia Zortéa

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.