Até o dia 22 de novembro, é realizada a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo em todo o Brasil. Na Capital, acadêmicos do curso de Enfermagem, coordenado pela professora Margarete Knoch Mendonça, supervisionados pelos professores do Módulo de Vigilância em Saúde, participararam da campanha desenvolvendo ações em várias unidades básicas e de saúde da família do distrito sul de Campo Grande. “No Brasil, o Ministério da Saúde, já realiza Campanhas de Vacinação há muitos anos , pois são estratégias eficazes para eliminação, com vistas a sua erradicação. A realização das atividades na perspectiva da integração ensino serviço possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para os futuros profissionais”, avalia a professora Margarete.
A Campanha é realizada pelo Ministério, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Este é o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no Brasil, que está livre do poliovírus desde 1990. De acordo com os organizadores da campanha, todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.
Assim, esta Campanha de Vacinação tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente, sendo a meta de vacinação de 95% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). Em relação ao sarampo, a pretensão é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, mantendo do estado de eliminação dessas duas doenças. A meta é vacinar 95% das crianças entre 1 ano e menores de 5 anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), de forma homogênea. A população alvo para a campanha contra a poliomielite é de mais de 12,7 milhões de crianças e para a campanha de seguimento é de 10,6 milhões.
