A partir de segunda-feira, 15, terá início as lives do projeto de extensão Temas em Pedagogia: a educação especial em debate, vinculado à Faculdade de Educação (Faed). Ao todo, serão realizados 11 encontros, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, no canal da iniciativa. Estudantes e profissionais da área poderão participar da programação em tempo real por meio do chat. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 neste link.
A professora da Faed e coordenadora do projeto, Mariuza Guimarães, explica que a proposta surgiu em 2021, com a realização de lives sobre legislações, políticas públicas e diversidades. “Neste ano, decidimos reeditar com foco na educação especial e inclusiva, tema que é minha área de pesquisa e ensino, e, que está emergente na sociedade com as políticas de inclusão e a matrícula de alunos com deficiência nas escolas comuns. Esse projeto complementará as nossas disciplinas, sobretudo nas licenciaturas. Como será on-line, o alcance será tanto para as demais unidades da UFMS quanto para a comunidade em geral”, ressalta.
A iniciativa irá abordar temas como o histórico e conceitos de educação especial e educação inclusiva; práticas pedagógicas em deficiência intelectual, visual e física, em Transtorno do Espectro Autista e em Altas Habilidades ou Superdotação; avaliação pedagógica em educação especial; e plano educacional individualizado. Os encontros também terão depoimentos sobre inclusão e roda de conversa.
“A ideia do projeto é trazer convidados e convidadas, pesquisadores (as) e docentes da área, discutindo os aspectos teóricos mas também as práticas de sucesso na área da educação especial e da inclusão. Tem especial relevância para nossos estudantes que têm pouco contato com o público da educação especial, mas passará a tê-lo na medida em que acessarem o mercado de trabalho. Para aqueles que já estão no exercício da docência será um espaço para tirarem as suas dúvidas e estudarem sobre o tema”, explica Mariuza. A primeira convidada será a secretária de Acessibilidade, Desenvolvimento Inclusivo e Suporte Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Mirella Villa Tucunduva.
O curso terá carga horária de 80 horas, compostas por lives, leituras indicadas aos inscritos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS e pela entrega de uma memória ao final dos encontros. “Destas memórias serão produzidos artigos a serem apresentados em eventos de extensão”, comenta a professora. Haverá emissão de certificado de participação aos inscritos.
Texto: Thalia Zortéa
