Sob o tema Comunicação e Democracia, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) promove seu sétimo encontro nacional, entre os dias 18, 19 e 20 de agosto, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju (SE). As palestras e painéis gratuitos irão abordar a comunicação em diferentes âmbitos e os atuais desafios da área nas instituições de ensino superior. O evento pode ser acompanhado on-line pelo canal do Cogecom e da TV UFS.
Cerca de 150 pessoas de 58 universidades federais devem participar do encontro. Segundo a diretora do Colégio e da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, Rose Mara Pinheiro, o evento é focado nos gestores de comunicação das instituições e também aberto aos comunicadores, servidores e terceirizados, que trabalham nessa área nas universidades. “Nós teremos uma programação muito importante para que os gestores trabalhem ideias, para compartilhar, debater e trazer propostas”.
No dia 18, a palestra de abertura “Existe democracia sem verdade factual?” será ministrada pelo professor da Escola de Comunicações, da Universidade de São Paulo, Eugênio Bucci. Já no dia 19, será a vez do professor de Economia e Comunicação da UFS César Bolanõ falar sobre o tema do evento. “Eles vão também discorrer sobre as dificuldades nesse ano para as universidades, tanto em relação à educação quanto à comunicação e tecnologia”, comenta a diretora.
O encontro também terá painéis de apresentação das atividades das universidades e da comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Há ainda a presença dos convidados Acácio Jacinto, diretor adjunto do Canal Futura, e Daniel Stycer, editor-chefe da plataforma The Conversation Brasil.
A programação completa pode ser conferida na página do evento.
Texto: Thayná Oliveira
