Empresas juniores do estado participam de cerimônia de posse da FEJEMS

No dia 23 deste mês, o Auditório do Complexo Multiuso, na Cidade Universitária, foi palco da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação de Empresas Juniores do Estado de Mato Grosso do Sul (FEJEMS). Estiveram presentes no evento empresários juniores e autoridades do estado, como o reitor Marcelo Turine, o vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho e o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect), Márcio de Araújo Pereira.

Desde 2014, a FEJEMS é a instituição responsável por representar e desenvolver as empresas juniores (EJs) no estado. Atualmente, é composta por 18 empresas distribuídas pelos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã e conta com a participação de aproximadamente 400 empresários juniores.

Durante a cerimônia, foram empossados os acadêmicos Geovanna Ascurra, Giovanna de Carvalho e Filipe Vieira da UFMS, Mariê Pachecho e Thiago Pinho da UEMS e Oliver Sanabria da UFGD. Para os cargos de diretora de expansão, vice-presidente, presidente do Conselho Deliberativo, presidente da Federação, diretor de comunicação e diretor de desenvolvimento, respectivamente.

Segundo Thiago Pinho, pós-Júnior da Thêmis Consultoria Jurídica, participar da diretoria é uma oportunidade de enxergar particularidades  e desenvolver um trabalho em equipe. “Estar na diretoria da FEJEMS é estar alinhado com um propósito muito maior que você. E entender que é necessário outras pessoas para que todos os planos e metas aconteçam. Nós estamos bem unidos e dispostos a nos doar 101% esse ano para que essas metas possam acontecer. Nosso propósito é fazer o estado de Mato Grosso do Sul mais empreendedor”, finaliza.

As empresas juniores têm ganhado grande notoriedade dentro da área de empreendedorismo e inovação no estado. Objetivam incentivar o acadêmico a colocar em prática os aprendizados obtidos durante a graduação, através da execução de projetos de alta qualidade com preço abaixo de mercado. Assim como desenvolver experiência e responsabilidade para o mercado de trabalho.

Dentro da Universidade, a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) busca constantemente promover o empreendedorismo no âmbito acadêmico, através do Programa UFMS Júnior, que conta com 12 EJs cadastradas. No ano de 2017, classificou-se em 18º lugar no Ranking de Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Thiago Pinho