Empresa incubada pela UFMS tem projeto de inovação selecionado para jornada de aceleração do Sebrae

Com projeto de inovação intitulado Inteligência de Dados para Eficiência Industrial, a BEM – Inteligência de Dados, empresa incubada pela Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), foi a única do Mato Grosso do Sul selecionada no Catalisa ICT, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltada para a aproximação entre a academia e o mercado. O resultado foi publicado na última quarta-feira, 6.

Um novo sistema de IoT (Internet das coisas) desenvolvido pela empresa inova ao oferecer uma solução para monitoramento e otimização de energia. Por meio de um sensor de corrente implantado em máquinas e linhas de produção, é realizada uma leitura detalhada do consumo, demandas e andamento da produção, semelhante a um exame de sangue, coletando dados essenciais para a eficiência operacional.

Com a implementação deste sistema, as indústrias podem esperar uma melhoria de pelo menos 10% na eficiência energética, resultando em economia substancial nos custos de energia. Além disso, a otimização das máquinas e processos de produção contribui para uma redução significativa no consumo geral de energia. 

A gerente da Pime Campo Grande, Evelyn Espíndola Cabral Rezende, destaca o papel da Universidade. “A UFMS é reconhecida como uma das principais impulsionadoras do ecossistema de inovação local e regional, desempenhando um papel crucial no avanço da ciência, tecnologia e inovação. Por meio de sua ampla variedade de cursos e expertise acadêmica, a UFMS proporciona às empresas incubadas na Pime acesso privilegiado à infraestrutura universitária e à colaboração de seus professores, o que é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dessas empresas”, ressalta.

O diretor executivo da BEM, Emanuel Santos, comemora o resultado e ressalta a importância do apoio da Universidade e da Pime neste processo. “Para nós foi uma satisfação termos sido aprovados no Catalisa, um programa de abrangência nacional, conduzido por uma instituição que fomenta o desenvolvimento de empresas, de startups, que é o Sebrae. Então, para nós foi motivo de muita felicidade ter sido aprovada, ter sido a única empresa no Mato Grosso do Sul, e com certeza a gente vai utilizar todo o recurso oferecido pelo programa, entre mentoria, capacitação e todo o investimento que será realizado para a gente desenvolver a nossa empresa, a nossa solução. Então, nós estamos muito felizes, isso é fruto do trabalho que a gente vem fazendo junto à empresa, a nós, os sócios, a equipe. E também os parceiros que a gente tem, e destaco a UFMS como grande parceiro, a Pime, onde nós estamos incubados, que dá todo o suporte para nós, também mentoria, capacitação, então para nós foi motivo de bastante orgulho”, celebra.

O diretor comercial da empresa selecionada, Pablo Marinho Zucarelli, explica que mesmo com pouco tempo de mercado, é gratificante ver que já são reconhecidos na área. “É muito legal para nós, uma empresa recente, né? Temos um ano de CNPJ e já sermos reconhecidos por um edital desse porte, como o Catalisa ICT. Então, para nós, é muito gratificante. Estamos em um momento muito feliz aqui. O Catalisa, nós escrevemos um projeto específico. Hoje, nós realmente temos um propósito muito grande, que é transformar a realidade socioambiental do mundo, sempre com entusiasmo e inteligência, que é o foco de toda a nossa solução”. 

A empresa BEM – Inteligência de Dados apresenta uma solução inovadora para aumentar a eficiência operacional e energética por meio de um sistema integrado de diagnóstico, monitoramento e inteligência de dados. A proposta é atender às necessidades da indústria ao oferecer um conjunto completo de ferramentas para identificar falhas e analisar o desempenho. A tecnologia da empresa é formada por dois principais componentes: o E-Logger, um registrador de dados que coleta informações em tempo real dos sensores de corrente, temperatura, vibração e presença; e o Sistema BEM, uma plataforma avançada que processa e analisa esses dados, fornecendo aos clientes informações estratégicas, relatórios e recomendações de ação. A empresa está incubada na Pime desde novembro de 2023, e sua proposta promete trazer avanços no campo da eficiência industrial e energética.

Inovação e crescimento econômico no Brasil

O Catalisa ICT é uma iniciativa voltada para a aproximação entre a academia e o mercado, oferecendo uma jornada de aceleração que proporciona aos pesquisadores oportunidades únicas de capacitação em gestão, mentorias especializadas, apoio a projetos e acesso ao universo empresarial. A ideia é transformar projetos de pesquisa em empreendimentos sólidos e inovadores, promovendo a criação de novos negócios e a transferência de tecnologia. Com essa iniciativa, espera-se implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que contribuam significativamente para o crescimento econômico e social do país.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Pablo Marinho Zucarelli