Empreendedores têm até dia 30 para inscreverem propostas no Programa de Incubação

Empreendedores interessados no Programa de Incubação da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME) da UFMS podem inscrever propostas até o dia 30 de novembro. Pela primeira vez, a seleção contempla os dez municípios onde a Universidade possui câmpus.

Podem inscrever propostas, empreendedores e/ou responsáveis por empresas inovadoras em fase inicial de desenvolvimento e que tenham CNPJ. A inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

São 22 vagas distribuídas nos câmpus da Universidade. A lista das oportunidades e o alcance das unidades estão disponíveis para consulta no portal da incubadora.

“Iremos atender a todas as regiões e municípios de Mato Grosso do Sul por meio das unidades da PIME em cada câmpus da UFMS. Lançamos essa novidade para oferecer a oportunidade a todos os empreendedores inovadores que desejam fortalecer seu empreendimento por meio da incubação, para que ganhem escala e possam gerar ainda mais resultados positivos para toda a sociedade. Além deles, poderão ser contemplados também empreendedores de municípios de estados vizinhos, a uma distância de até 150km de uma unidade PIME”, informou o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira.

Conforme o diretor, a expansão é uma ação estratégica da UFMS para fortalecer e contribuir com as ações de empreendedorismo e inovação em todo o estado. “É um grande desafio e, como todo desafio, é sempre mais fácil vencer em parceria. Nesse caso, temos uma parceria fundamental com o Sebrae, por meio de um acordo de cooperação firmado no ano passado. Esse acordo possibilitou que a gestão das unidades PIME fosse feita de modo centralizado, com o uso de sistemas como o Bússola, que é voltado à gestão de incubadoras. Com seu corpo técnico, o Sebrae também está oferecendo importantes mentorias e consultorias para fortalecer os empreendimentos que estiverem no programa da PIME. Em Chapadão do Sul e Paranaíba também fizemos parcerias para compartilhamento de infraestrutura física, com a prefeitura municipal e com a associação comercial, respectivamente”, disse.

Incubação

Segundo a responsável pela PIME, Evelyn Espíndola, entre os benefícios da incubação na UFMS estão: “a orientação e o acompanhamento periódico do empreendimento; consultorias com professores da UFMS e também a possibilidade de receber consultorias com parceiros da Instituição; o acesso a cursos de capacitação, oportunidades de negócios, ao ecossistema de inovação do MS e da rede de relacionamentos da incubadora; o acesso aos laboratórios e equipamentos da Universidade; e o apoio para a participação do empreendimento em eventos e editais de fomento”, indicou.

“Além dos elementos tradicionais de um programa de incubação, um diferencial importante da PIME é que ela está inserida dentro da Universidade, então há essa possibilidade de conexão direta com grupos de pesquisa, com o conhecimento científico que é desenvolvido aqui”, acrescentou o diretor da Aginova.

São quatro modalidades possíveis de incubação: não-residente, residente do espaço coworking, residente de módulo administrativo e residente de módulo de produção. Na primeira, a empresa receberá o apoio da Universidade, mas não irá ocupar a estrutura física institucional; na segunda, a empresa receberá apoio e ocupará a estrutura física compartilhada, disponível para os empresários; na terceira modalidade, a empresa irá receber o apoio e poderá ocupar o módulo administrativo da Incubadora e na quarta, a empresa irá receber o apoio e ocupar o módulo de produção.

“Importante ressaltar que mesmo os empreendimentos que sejam incubados na modalidade não residente, recebem o mesmo apoio institucional da PIME, por meio de seu monitoramento, mentorias, consultorias, e também têm acesso às estruturas como laboratórios, biblioteca, entre outras. Todo o arcabouço científico da Universidade fica disponível para os empreendimentos incubados”, destacou Saulo.

A seleção será feita por meio da análise dos documentos apresentados na inscrição, indicados no edital de divulgação; entrevista com a equipe da incubadora, que será agendada junto aos responsáveis pelos empreendimentos; e avaliação por uma banca.

O edital de divulgação pode ser acessado neste link no portal da PIME. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sec.pime@ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti/Crislaine Oliveira