Cerca de 240 acadêmicos de Farmácia da UFMS e de outras instituições de ensino superior de Campo Grande estão reunidos na Cidade Universitária para trocar conhecimentos e experiências sobre a profissão. A 24ª Jornada Acadêmica de Farmácia UFMS tem como tema “Empoderamento farmacêutico, sucesso e reconhecimento” e é realizada até o dia 18 de outubro com palestras, mesas-redondas e minicursos.
Na abertura na manhã de hoje (15) a presidente da comissão organizadora e aluna do quarto ano Gabriella Burkner explicou que o tema foi pensado para a valorização do profissional. “O farmacêutico é imprescindível e tem um campo de atuação muito amplo em diversos locais e áreas. Pode atuar nas farmácias, hospitais, nas áreas de oncologia, hematologia, homeopatia, estética, dermocosméticos, realizar análises clínicas e também atuar na gestão, entre muitas outras. É importante para os alunos desde o primeiro semestre já conhecerem todas essas possibilidades e seguirem se aprimorando durante o curso”, explicou.
A vice-reitora Camila Ítavo parabenizou todos os professores pela celebração ao seu dia e também a organização. “É um prazer enquanto professora poder conhecer tantos casos de sucesso dos nossos alunos da UFMS e também dos nossos cursos, que têm obtido índices cada vez melhores de qualificação. O sucesso da graduação se deve aos alunos, professores e técnicos e é uma alegria ver essa qualidade irradiando também para a pós-graduação, com cursos de excelência. A Universidade dá as condições, mas está nas mãos de cada um de vocês a utilização para uma melhoria contínua. Parabéns pelo evento e que seja muito proveitoso para todos”, disse.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de MS, Kelle de Cássia Luz Slavec, destacou que o tema é muito relevante. “Buscamos o empoderamento, o sucesso e o reconhecimento dos nossos profissionais diariamente e sabemos que vocês são o futuro e a certeza do nosso País. Desejo que vocês possam fazer a diferença na vida e futuro das pessoas e que se sintam realizados profissionalmente”, afirmou.
“Paulo Freire define empoderamento como a possibilidade que o indivíduo tem de promover mudanças em si, que por sua vez irão promover o amadurecimento necessário para evoluir. Espero que esse evento possibilite isso a vocês, que aqui vocês compartilhem o conhecimento e as experiências”, declarou a coordenadora do evento, professora Luciana Myagusku.
Participaram também da abertura a diretora em exercício da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Bruna Rafacho; a coordenadora do curso de Farmácia, Aline Carollo; e a vice-presidente da comissão organizadora, Bruna Fleck.
Mais informações e a programação do evento podem ser obtidas aqui.
Texto: Ariane Comineti – Fotos: Leandro Benites
















