A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou, nesta sexta-feira, 13, a cerimônia de posse de novas servidoras. A solenidade foi marcada por emoção, reconhecimento institucional e relatos de superação pessoal. Na ocasião, estiveram presentes autoridades acadêmicas, servidores e familiares e convidados na Reitoria. Foram empossadas a professora Luana de Almeida Pereira, que vai atuar na UFMS do Pantanal, e Bárbara Mareco Millian, no cargo de administradora, lotada na Agência de Internacionalização (Aginter)
A reitora Camila Ítavo declarou oficialmente aberta a cerimônia, falou da importância do momento para a UFMS e deu as boas-vindas às servidoras. “Receber novos servidores é fortalecer nossa missão enquanto universidade pública. Caminhamos ao lado de vocês para construir ambientes de trabalho e de formação cada vez mais qualificados, humanos e inovadores”, afirmou, parabenizando também os familiares das empossadas.
O vice-reitor Albert Schiaveto enfatizou o caráter coletivo da UFMS, uma universidade multicâmpus presente em diferentes regiões do estado, mas que preserva o sentimento de pertencimento entre seus servidores. “Receber novos servidores é um dos momentos mais felizes da vida universitária. Somos uma grande família”, destacou.
A diretora da UFMS do Pantanal Andreliza de Souza ressaltou o caráter acolhedor da UFMS e a relevância acadêmica da unidade na fronteira com a Bolívia. Segundo ela, o câmpus se destaca pela produção científica, pela qualidade dos laboratórios e pelo envolvimento de professores, técnicos e estudantes. “Nossa universidade cresce e nossa família também”, disse. Ela participou de forma remota da solenidade.
“É sempre uma alegria participar de eventos de posse. Quero dar as boas-vindas a Luana e ressaltar que essa é a segunda cerimônia de posse da Bárbara, agora em um novo cargo, de nível superior. Isso não é para qualquer pessoa. Parabéns pela dedicação de vocês. Todos os dias estamos aqui, trabalhando, para transformar vidas”, falou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter.
Durante a cerimônia, as servidoras empossadas prestaram juramento, comprometendo-se a exercer suas funções com zelo, dedicação e observância aos princípios éticos do serviço público.
Em nome das docentes, a professora contou a sua trajetória marcada por desafios e persistência. Natural de uma pequena cidade do Paraná, ela relembrou que, na infância, percorreu cerca de cinco quilômetros a cavalo para chegar à escola, em uma região rural sem transporte escolar. “Foi nesse caminho que tive a certeza de que a educação era capaz de transformar destinos”, afirmou.
Luana destacou que a aprovação em concurso público representa não apenas uma conquista profissional, mas também a possibilidade de contribuir para a formação de cidadãos e para o avanço da sociedade. Ao mencionar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado na mesma semana, ressaltou o papel da Universidade na inspiração de novas gerações de mulheres na pesquisa e no ensino superior. Ela agradeceu aos pais, irmãos, esposo e às instituições públicas que fizeram parte de sua formação acadêmica, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e a Universidade Federal do Paraná. Luana estava acompanhada do esposo.
Bárbara agradeceu à família, aos colegas e às pessoas que a apoiaram ao longo do caminho acadêmico. “Estou em constante aprendizado e busco melhorar a cada dia”, afirmou. Ela já havia ingressado no corpo técnico da UFMS como assistente em administração e, agora, continua sua atuação na Aginter, mas como técnica de nível superior, à frente da Secretaria de Cooperação Internacional. Para comemorar a sua conquista, além dos pais, estiveram presentes o diretor da Aginter Gustavo Câncio, a secretária de Mobilidade Internacional Carolina Nantes, o servidor do Setor de Tradução e Línguas Mário Márcio Cabreira e seu orientador no mestrado em Administração José Carlos de Jesus.
A cada solenidade de posse a UFMS reforça seu papel como instituição pública comprometida com a educação, a ciência e a transformação social, celebrando não apenas os novos servidores, mas também histórias de vida que encontram na Universidade um espaço de realização e propósito.
Texto e fotos: Vanessa Amin




