Estudantes de dez cursos dos câmpus de Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã colaram grau hoje, 13, em cerimônia virtual transmitida ao vivo pela TV UFMS. Ao todo, 150 concluintes se graduaram como bacharéis e licenciados.
“Eu quero parabenizar todos os 150 novos profissionais que hoje nós entregamos para o Mato Grosso do Sul, o Brasil e o mundo”, cumprimentou o reitor Marcelo Turine. “Todos nós, em especial vocês, são vitoriosos por terem terminado uma missão profissional, uma missão de formação, uma missão que poucos jovens têm oportunidade no Brasil”.
A vice-reitora Camila Ítavo parabenizou os familiares e amigos dos concluintes, e fez votos de felicidade nas trajetórias pessoais e profissionais de cada um dos agora egressos. “Por onde vocês percorrerem, que vocês levem nosso nome para todos os locais que vocês forem. A partir de hoje vocês são, para sempre, UFMS. Sucesso, sejam muito, muito felizes”, desejou.
Colaram grau estudantes dos cursos de cursos de Administração, Ciências Contábeis e História do CPNA; Administração, Ciências Sociais e Pedagogia do CPNV; e Ciência da Computação, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação do CPPP.
Jenifer Sanchez, recém-licenciada em Matemática, destacou em seu discurso o sentimento de gratidão e reforçou a importância da educação. “A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade”, disse. “Foram anos de dedicação. Cada formando aqui traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira, amizades que irão nos acompanhar ao longo da nossa jornada e amizades que talvez não veremos mais. Um turbilhão de emoções que nos rodeiam nesse instante”.
A professora Roseli Almeida falou em nome dos professores homenageados pelas turmas concluintes sobre a importância desta etapa de formação e o esforço de cumprir esta etapa em meio a uma pandemia. “Uma formatura não é um momento qualquer, ainda mais considerando os dois últimos anos. Nós tivemos uma pandemia mundial que nos levou entes queridos, familiares, amigos, vizinhos… Mas isso não nos impossibilitou de termos esperança de dias melhores que já estãos endo conquistados atualmente, a partir do número de pessoas vacinadas e se protegendo desse vírus que transformou a nossa vida nesses dois últimos anos. vocês são, antes de tudo, vitoriosos”, declarou.
A diretora do Campus de Nova Andradina, Solange Fachin, reforçou a fala de Roseli, sobre o dia ser sobre conquistas e comemoração. “Hoje é um dia de gratidão, somos gratos pela conquista de vocês e somos gratos por várias batalhas que enfrentamos, pelos conhecimentos adquiridos, pelas experiências que foram articuladas, mas mais do que isso, somos gratos pela vida e pela saúde, porque a pandemia realmente não foi uma tarefa fácil, não está sendo, mas também foi um momento de aprendizado, de novos desafios e novas experiências, então hoje podemos celebrar mais essa conquista: estarmos aqui”, disse.
“Na condição de professor, eu sempre acreditei na educação como princípio de vida, juntamente com a arte, são os pilares capazes de libertar o espírito e a mente”, falou o diretor em exercício do Campus de Naviraí, Marco Antonio Silva. Segundo ele, o conhecimento é um privilégio que traz consigo muita responsabilidade. “Cabe a vocês formandos, profissionais que estão se tornando a partir de hoje, transformar as coisas em que vão tocar. Vocês jamais poderão se furtar à compreensão do que esse conhecimento traz, esse privilégio é dado a uma pequena parcela da população que consegue concluir o Ensino Superior, principalmente numa instituição pública e de qualidade, como é o caso de vocês”.
O diretor do Campus de Ponta Porã, Leonardo Souza Silva, afirmou não ter dúvidas que os novos profissionais serão agentes de mudança, onde quer que estiverem. “O que eu posso dizer é apenas: nunca se esqueçam que essa é a casa de vocês. Onde quer que estejam, a qualquer tempo, a qualquer hora, vocês têm um porto seguro nos professores – a partir de agora colegas -, e é sempre onde vocês poderão procurar abrigo, passar para tomar um café e compartilhar vitórias, dificuldades, porque estamos aqui para ajudá-los”, ressaltou.
Assista aqui a transmissão na íntegra da cerimônia.
Texto: Leticia Bueno