O Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) foi fundado e implantado nesta semana. A solenidade de fundação foi na Assembleia Legislativa de MS, na presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho. O objetivo do Conselho é fortalecer o ensino superior no Estado e trabalhar ações conjuntas em cinco eixos principais: ciência, tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.
O evento contou a presença de diversas autoridades e instituiu, também, o dia 21 de agosto como o Dia Estadual da Educação Superior, além da comenda de Destaque na Educação Superior “Darci Ribeiro”, ambos propostos pelo deputado Junior Mochi. “Essa integração entre as instituições de ensino superior de MS é muito positiva e conta com total simpatia do governo federal”, disse o ministro Mendonça Filho.
O Ministro ainda acrescentou: “Devemos celebrar esse fato muito positivo, da integração inédita entre universidades públicas e particulares, planejando ações conjuntas. Quando há cooperação, alcançam-se resultados”.
Para o governador Reinaldo Azambuja, a ação do CRIE-MS será importante para uma reflexão da sociedade sobre a importância da Educação no Estado. “Esse Conselho é fundamental. São todas as universidades discutindo os eixos de desenvolvimento, as alternativas, e principalmente o crescimento e o fortalecimento da educação superior em MS”, afirmou Azambuja.
As Universidades que formam o CRIE-MS são responsáveis pela formação de mais de 13 mil pessoas por ano em MS. Segundo dados do Censo 2015/16, as universidades reúnem mais de 100 mil pessoas, entre acadêmicos, professores, técnicos e funcionários. Todas essas pessoas envolvidas representam o segundo maior PIB de Mato Grosso do Sul, perdendo apenas para Campo Grande. As ações do CRIE serão em torno de seus eixos de atuação com as seguintes temáticas: 1. Ciências, tecnologia e inovação; 2. Turismo e cultura; 3. Internacionalização e mobilidade e 4. Excelência em educação.
De acordo o Reitor da UEMS, professor Fábio Edir, o CRIE-MS reúne de uma forma inédita as Universidades com a intenção de melhorar a qualidade da educação superior no Mato Grosso do Sul. “O principal desafio frente ao CRIE-MS é colocar em prática as nossas ideias, principalmente na forma de integração entre as Universidades. Buscamos ações que permitam a mobilidade acadêmica entre nossos estudantes, por exemplo. Estamos empenhados em fazer mais e melhor com os recursos que nos já temos, e unir forças para alcançar cada vez mais”, resumiu Fábio Edir.
O CRIE é formado pelo professor Fábio Edir, Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Marcelo Turine, Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Leocádia Aglaé Petry Leme, Reitora da Universidade Anhanguera/Uniderp, padre Ricardo Carlos, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professora Liane Maria Calarge, Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Luiz Simão Staszczak, Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Inauguração de obras
Na ocasião, além da cerimônia de fundação do CRIE-MS, o Ministro da Educação Mendonça Filho inaugurou três obras na UFMS: O Complexo de Formação de Professores, Laboratório de Tecnologias e Processamento de Carne e o Refeitório II do Restaurante Universitário. Ao todo foram investidos R$ 9 milhões e 600 mil.
Em seu discurso, o Reitor da UFMS reforçou a importância das obras. “Com essas obras vamos impulsionar o desenvolvimento de nossa universidade. Elas são peças importantes para que novos projetos ganhem força, possibilitando parcerias e mais recursos para pesquisa, ensino e extensão”, destacou.
Turine ainda aproveitou para salientar a relevância estratégica do CRIE-MS. “Com o Conselho haverá a integração das universidades e, com isso, poderemos alinhar melhor as demandas e os eixos temáticos prioritários para construirmos uma política do Ensino Superior no Mato Grosso do Sul mais forte e mais inclusiva”, concluiu.
