Em alusão ao Dia Nacional da EaD, conheça a trajetória da UFMS com a educação a distância

No dia 27 de novembro foi comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD). A data foi proposta pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e oficializada em 15 de janeiro de 2018, pela Lei nº 13.620.

De acordo com a Divisão de Educação a Distância (Diead), a UFMS já formou 2.472 alunos de graduação e 2.600 alunos na especialização em cursos EaD, além dos alunos dos cursos de extensão e aperfeiçoamento.

A trajetória da Universidade com a EaD começou em 1991 com o Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matemática no 1º Grau (Gaecim). O grupo era composto por professores dos departamentos de Educação, Biologia, Física e Matemática, e oferecia cursos de apoio a distância aos professores da Rede Pública de Ensino.

Dez anos depois, a Assessoria de Educação Aberta e a Distância (AEAD) foi criada, em 2000, e a UFMS ofertou os primeiros cursos de graduação e pós-graduação a distância para atender um convênio com a prefeitura do município de Bela Vista. No ano seguinte, A Universidade se credenciou para ofertar de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, por meio da Portaria MEC nº 2.113, de 10 de setembro de 2001.

Em 2004, a UFMS concorreu na seleção pública do MEC de propostas para apoio financeiro à Educação Superior a Distância, fazendo parte de dois Consórcios de Universidade: o Pró-Formar (Curso de Pedagogia para Educação Infantil) e o Setentrional (Curso de Ciências Biológicas), em parceria com outras universidades. Graças a política de incentivo às atividades de EaD implementada pelo MEC, em 2006 a UFMS integrou-se ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e foi aprovado para ofertar os cursos de Pedagogia, Pedagogia – Educação Especial, Pedagogia para Educação de Jovens e Adultos, Letras Português/Espanhol, Matemática e Administração Pública. A UAB/UFMS ofertou cursos até 2015, atendendo às demandas de formação encaminhadas pelo MEC.

Em janeiro de 2017, foi criada a Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor). Atualmente, em 2018, a UFMS completa 12 anos de parceria com a UAB e oferece cursos de graduação e pós-graduação nos polos de Água Clara, Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, e na Cidade Universitária e no Câmpus de Bonito como Polo de Apoio Presencial Associado (PAP).

Acesse o site sedfor.ufms.br para consultar os cursos oferecidos e informações sobre Educação a Distância na UFMS.

Texto: Leticia Bueno (com informações da Diead)