O jornalista Jairo Marques, que se formou pela UFMS, lançou em junho deste ano seu livro “Malacabado – a história de um jornalista sobre rodas”. O autor, que é cadeirante devido à poliomielite, traz no livro o relato de enfrentamentos e lições que viveu e aprendeu com o intuito de extrair reflexões a respeito do cuidado que se tem ou se deve ter com a vida alheia e com as próprias atitudes.
Jairo trabalha na Folha de São Paulo desde 1999 e assina também na Folha online o blog “Assim como você”, onde aborda aspectos da vida de deficientes e de cidadania.
“Malacabado” tem 176 páginas e foi editado pela Três Estrelas. Quem assina a ilustração da capa é Jean Galvão e quem assina a orelha do livro é a também jornalista Eliane Brum.
Confira a seguir a sinopse do livro:
“Hoje erradicada no Brasil, a poliomielite provocou, em 1975, uma devastação no país. Foram atingidas pelo vírus que causa a paralisia infantil mais de 3 mil crianças, entre as quais o autor desse livro.
Em uma cadeira de rodas, Jairo Marques atravessou a infância, a juventude e chegou à idade adulta como jornalista atuante e influente, empenhado em mudar a maneira como são vistas as pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Como colunista da Folha de S.Paulo, impôs novo olhar sobre essas pessoas, ampliando o entendimento sobre a realidade em que vivem e seus espaços de cidadania, ao considerá-las não como indivíduos aos quais “falta algo”, mas como seres íntegros.
Partindo de sua própria experiência, o autor constrói em Malacabado um relato franco e irreverente sobre a condição das pessoas com deficiência. Este é um livro que inspira e emociona”.