Egressa da UFMS é premiada como aluna de destaque internacional em Universidade do Japão

A engenheira civil Ludmila Soares Carneiro, 31 anos, graduada em julho de 2015 na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS, foi reconhecida como melhor aluna estrangeira em solenidade da Universidade Shibaura Instituto de Tecnologia, em Tóquio, onde atualmente cursa doutorado.

Ludmila Carneiro contou que a cerimônia de premiação, realizada em março deste ano, marcou a conclusão do mestrado em Civil Engineering com ênfase em Concrete Material Design, com a dissertação “Uso de vidro reciclado com diferentes tamanhos de partículas na reação alcali-agregado”. Ela representou outros dois alunos do Instituto que também foram homenageados.

“Foi muito emocionante. Eu não esperava, o professor me indicou para receber essa premiação. Então para mim, que sempre sonhei em ser professora, vejo que estou um passo adiante nesse meu sonho”, declarou. Ludmila destacou que não considera ter tido “desempenho excepcional” durante a trajetória acadêmica, como descreve, mas teve foco nas pesquisas e isso sempre foi reconhecido pelos professores. “Sempre tive uma boa desenvoltura dentro das pesquisas”.

Trajetória

Desde muito cedo, Ludmila se empenha em realizar sonhos. Ela chegou à UFMS para cursar matemática, após um ano mudou os planos e iniciou Engenharia Civil. “No meu primeiro ano de Engenharia eu consegui bolsa permanência, um auxílio para os acadêmicos carentes, na ocasião eu fiquei no Laboratório de Materiais de Construção no curso de Engenharia Civil. Essa oportunidade tanto me ajudou financeiramente, como fez com que me apaixonasse por concreto, que estudo até hoje”, contou.

Estudar fora do Brasil também foi uma grande realização pessoal e profissional. Mesmo tendo dificuldade com a língua inglesa e ter sido este o motivo que por várias vezes adiou os planos, ela se dedicou ao estudo da língua e conseguiu ser aprovada no Programa Ciência sem Fronteiras, para estudar nos Estados Unidos.

A partir daí, ela estudou Construction Menagement e Materials Science, em Nebraska, posteriormente, em Chicago, Construction Manegement, e por fim chegou ao Instituto de Tecnologia Shibaura, onde concluiu o mestrado e segue no doutorado.

Para o coordenador do Laboratório de Estruturas e Modelos Experimentais da Faeng Andrés Batista Cheung, a história de Ludmila é inspiradora. “O empenho dela é magnífico e isso serve de exemplo para os outros alunos. É uma demonstração de que quando você deseja chegar a algum lugar não pode desistir. Ludmila começou a Universidade com muita dificuldade e obteve essa premiação. Nós estamos muito felizes por ela, pois sabemos o quanto esse prêmio significa para ela, para a família dela”.

Texto: Christiane Reis

Fotos: Arquivo pessoal