Editora UFMS atinge a marca de 100 livros digitais publicados

A Editora UFMS chegou à marca de 100 livros digitais publicados e disponíveis para acesso gratuito no Repositório Institucional. O incentivo à publicação de e-books contribui para a divulgação e popularização da ciência no Brasil e no mundo.

A marca de 100 livros digitais da Editora UFMS foi alcançada no fim do mês de outubro e considera os materiais publicados desde 2020, com editais de apoio, como o Publica UFMS. Os editais têm o objetivo de selecionar propostas de obras digitais produzidas por professores e técnicos-administrativos da Universidade, além de proporcionar a difusão científica e de conhecimento, técnicas ou tecnologias relevantes para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

A secretária da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques, afirma que trata-se de um momento importante, que reforça como a Editora tem cumprido o seu papel: publicar o conhecimento científico produzido na Universidade. “Ficamos muito felizes porque a ciência ocupa um lugar muito importante na sociedade. Os livros são de acesso gratuito e têm sido baixados em diferentes locais do Brasil e, também, do exterior”, celebra.

Diante do incentivo à publicação dos e-books, a procura tem sido significativa. Apesar dos livros físicos ainda serem maioria, considerando todas as obras publicadas pela Editora, os livros digitais já lideram a busca por novas publicações.

Para a secretária, a alta procura evidencia a principal vantagem dos livros digitais: a praticidade. “Entre os pedidos feitos atualmente, eles são maioria. Pela vontade de dar acesso à sua produção acadêmica e intelectual, muitas pessoas pedem que o livro seja em formato digital. É mais fácil acessar o livro pelo computador ou celular do que ter que ir até a livraria, ou comprar pela Internet e aguardar o pedido chegar em casa. É simples e rápido!”.

Para quem quer conferir as obras digitais publicadas pela Editora, basta acessar o Repositório UFMS. Todos os e-books podem ser baixados gratuitamente.

Texto: Mylena Rocha