Doações de alimentos da Volta UFMS 2025 possibilitam a alimentação de mais de 300 famílias

Graças ao empenho conjunto dos participantes da Volta UFMS 2025, que durante o ato de inscrição para a Caminhada UFMS contribuíram com doações de alimentos não perecíveis à Universidade, foi possível a arrecadação de 360kg de mantimentos a serem distribuídos em cestas básicas para o atendimento de mais de 300 famílias de Campo Grande em situação de vulnerabilidade social. Os donativos foram recebidos por representantes da Cruz Vermelha Brasileira em Mato Grosso do Sul, em evento ocorrido na tarde desta quarta-feira, 10, na Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids).

A entrega foi acompanhada pela reitora Camila Ítavo e pelo vice-reitor Albert Schiaveto. “Quanto sentimento hoje estar entregando esses alimentos para mais de 300 famílias. Quero aqui agradecer a todos os estudantes, técnicos-administrativos e professores e também a comunidade externa, as pessoas que vieram participar da Volta UFMS e que contribuíram. Neste dia, a gente presta contas ao público dessa doação e mostra a destinação final, para que todos saibam para onde a gente direcionou”, disse.

“Faço o convite para que todas as entidades façam o cadastro no edital que está aberto, para que a gente possa fazer o direcionamento de todas as doações de uma maneira transparente, com legalidade, para que a gente possa chegar a quem mais precisa. E mais ainda, porque isso faz parte da formação cidadã que faz morada aqui na UFMS”, reiterou Camila.

De acordo com a pró-reitora da Procids, Vivina Sol, cada arrecadação é entregue para uma instituição. “Esses 360kg vão ajudar muitas famílias em situação de vulnerabilidade. É muito triste você pensar que tem pessoas que não sabem se vão comer no outro dia, que não fazem as três refeições. Então, isso é a UFMS cumprindo com a sua missão de ser uma Universidade inovadora, sustentável e humana, porque esse é um ato de humanidade, de cidadania”, descreveu.

Para a secretária-geral da entidade, Carolina Bernardes, os donativos ajudarão na segurança alimentar de famílias de duas comunidades da capital: a Esperança, localizada no bairro Noroeste, e a Cidade dos Anjos, que fica no Parque do Lageado. Ambas as comunidades são conhecidas pelos gestores municipais e pela sociedade civil pela precariedade em moradia, infraestrutura, saneamento básico e serviços públicos.

“O nosso coração está cheio de alegria. Estou muito feliz [de receber essas doações], porque são para famílias em situação de extrema vulnerabilidade que, segundo os nossos levantamentos, as nossas conversas, não fazem todas as refeições por dia, não sabem se vão ter alimentos no dia seguinte. Em nome da Cruz Vermelha, eu estou muito agradecida”, reconheceu Carolina.

Na edição deste ano da Volta UFMS, além dos alimentos não perecíveis entregues pelos inscritos na Caminhada UFMS, as arrecadações se estenderam a doações de brinquedos para os participantes da Corridinha UFMS. Esses donativos também foram encaminhados pela Procids a entidades parceiras, juntamente à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

Texto e fotos: Raul Delvizio