Instituições investem mais de R$ 100 mil em eventos digitais

Edital inovador lançado pela UFMS e a Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Cultura (Fapec), o Profe 2020 prevê até R$ 300 mil em recursos para apoio às propostas de eventos acadêmicos e eventos científicos realizados por meios digitais, nas modalidades não presencial ou semipresencial. No primeiro lote, divulgado nesta semana, foram aprovadas 18 propostas que receberão mais de R$ 100 mil em investimentos.

Professores e técnicos que submeteram propostas neste primeiro lote, já podem consultar o resultado final. Apenas são aprovados eventos que tenham pelo menos uma atividade de interesse geral, com conteúdo de fácil compreensão pelo público e que vise à popularização da ciência. Os eventos devem ser realizados entre agosto e dezembro de 2020. “Esta é a primeira vez que um edital de extensão prevê a possibilidade de remunerar palestrantes, desde que não sejam servidores da UFMS, Fapec ou Fundect”, ressalta chefe da Divisão de Planejamento da Extensão Eduardo Ramirez. A Divisão é vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

“No primeiro lote, das 19 propostas submetidas, 18 foram aprovadas. Em tempos de pandemia, não sabíamos ao certo qual seria a demanda, mas ficamos surpresos com a qualidade das submissões, pois oito tiveram nota superior a 9,0, dez, entre 8 e 9 e apenas uma proposta com nota entre 7 e 8, que também é uma boa nota”, Ramirez. Neste primeiro lote, serão investidos mais de R$ 100 mil.

O chefe da divisão explica que com os recursos disponibilizados diretamente pela UFMS são concedidas bolsas de extensão para estudantes de graduação participantes da equipe organizadora, além da possibilidade de auxílio tanto para aquisição de pacote de internet para estudantes organizadores do evento como para aquisição de itens de custeio de pequeno valor, que sejam imprescindíveis à realização. Já, por meio da parceria com a Fapec, além do pagamento de pró-labore para palestrantes, será possível a contratação de serviços para apoio à divulgação digital.

Segundo lote

Até dia 30 de agosto, estão abertas as submissões de eventos para o segundo lote. Segundo Eduardo, é importante observar que os eventos acadêmicos dispõem de três faixas de financiamento, conforme o número de cursos envolvidos. “Porém, esta modalidade requer resolução de todos os colegiados dos cursos que apoiam o evento. Também é necessário frisar que cada curso pode apoiar somente um evento”, fala.

Em relação aos eventos científicos, Eduardo explica que são duas faixas de financiamento conforme o alcance do público-alvo: estadual ou nacional e internacional. “Importante destacar que para submeter propostas de eventos nesta modalidade, é requerida a indicação, no Sigproj, do nome do grupo de pesquisa ou área do conhecimento do CNPq a que está vinculado e obrigatoriamente devem ser confeccionados anais”, explica. Também são permitidas parcerias com associações, sociedades de pesquisa e/ou apoio a divulgação científica ou entidades oficiais ligadas à pesquisa, ensino, extensão, empreendedorismo, inovação, cultura e esporte.

O valor total de cada proposta, conforme a faixa de financiamento na qual se enquadra, varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil. As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sigproj. É permitida uma proposta por servidor e a participação de estudantes de graduação na equipe de execução da ação é obrigatória. Ainda, não será permitida a realização de eventos concomitantes ao Integra UFMS, ou seja, no período de 5 a 9 de outubro.

Resultados do primeiro lote

Confira abaixo a relação das propostas aprovadas no primeiro lote e, em seguida, o edital para mais informações sobre o processo seletivo do segundo lote. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail cex.proece@ufms.br.

Download (PDF, 355KB)

Download (PDF, 234KB)