Em dezembro a Divisão de Proteção Patrimonial e da Comunidade (DIPP) da UFMS comemora os 36 anos de sua criação e já recebeu, neste início de nova gestão, de acordo com o Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, Claudio Cesar da Silva, em torno de R$350 mil em investimentos em novos equipamentos de monitoramento eletrônico.
O Pró-Reitor explicou que as aquisições visam ao oferecimento de melhor segurança à comunidade e à diminuição dos custos dos serviços, e afirmou que haverá um maior investimento em campanhas educativas de conscientização e de prevenção à violência, à discriminação e ao preconceito de qualquer natureza. “Nossa intenção é que a partir de 2017 a Proteção Patrimonial não seja focada apenas nos bens da Instituição, mas que possa trabalhar no sentido de facilitar a vida da comunidade universitária, contribuindo com sua segurança por meio de campanhas educativas e outras ações para que a própria comunidade seja parceira na proteção dos bens e das pessoas”, afirmou.
Ainda segundo Claudio Cesar da Silva já estão programados para o próximo ano capacitações, treinamentos e workshops envolvendo a equipe de segurança da UFMS e toda a comunidade, “para que as relações entre docentes, técnicos-administrativos e discentes se transformem nas mais humanizadas possível. Pretendemos também viabilizar a instalação na Cidade Universitária de um posto virtual de delegacia para o atendimento ao cidadão, com o objetivo de facilitar a vida da comunidade”, finalizou.
.
Histórico – A DIPP/UFMS está vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e está localizada em área em frente ao prédio da Reitoria. Seus objetivos principais são resguardar o patrimônio público e zelar pela integridade de todos os que frequentam a Universidade.

O atual chefe da divisão, Milton de Alcântara, contou que os primeiros componentes da DIPP foram 60 servidores que, como ele, vieram da 14ª Cia. de Polícia do Exército ou da 9ª Cia. de Guarda. Alcântara já está há 12 anos frente à chefia da Proteção Patrimonial e da Comunidade e realizará, junto ao Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, Claudio Cesar da Silva, e a Geraldo Rodrigues Gonçalves (GT-Segurança), a entrega aos servidores mais antigos de um certificado de reconhecimento pelo excelente serviço prestado nesses 36 anos à segurança da UFMS. A entrega será em uma celebração interna a ser realizada no próximo dia 22.
Dentre outras atribuições da DIPP estão: zelar pela manutenção da ordem interna da Universidade e orientar a comunidade universitária em questões relacionadas à segurança e instalações. Ao longo desses 36 anos de existência a divisão já realizou e também levou seus componentes a participarem de diversos cursos e treinamentos, observando uma das atribuições da DIPP que é manter a constante atualização dos métodos de trabalho e tecnologias empregadas.
Confira na galeria algumas das imagens históricas da divisão e também imagens atuais.








