Profissionais e acadêmicos de graduação e pós-graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins participarão do curso de extensão Inventário molecular da diversidade microbiana do solo.
São 40 horas de aulas teóricas e práticas em campo e laboratório, abordando conhecimento e manejo da diversidade microbiana do solo para maior eficiência de processos agrícolas e florestais. As atividades serão realizadas no campus de Chapadão do Sul (CPCS), entre os dias 16 e 21 de março, e no campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba, nos dias 23 e 24 de março.
“É uma excelente oportunidade de formação profissional, já que há, também, a possibilidade de ter contato com pesquisadores e conhecer laboratórios nas duas instituições, UFMS e USP, bem como desenvolver atividades práticas nessas unidades”, destaca o coordenador do curso e professor do curso de Agronomia do CPCS Acacio Aparecido Navarrete. Além disso, o curso é gratuito. “Para que as pessoas possam ter uma ideia, cursos semelhantes com duração de 12 a 14 horas chegam a custar em média mil reais por participante. Nós conseguimos oferecer gratuitamente devido a parcerias com o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura e o Centro de Genômica Funcional da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (Esalq/USP) e fundações Agrisus e Chapadão, Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e empresas”, destaca.
De acordo com Navarrete, os apoiadores doaram reagentes e outros materiais de consumo, além de disponibilizarem a demonstração de equipamentos de última geração para o curso. Entre as empresas que apoiaram o curso estão: Qiagen, Sil Life Biotecnologia, Metaquantion, Andrios Assessoria, Fertiláqua, Microgeo e Agrotec.
Participaram da concepção do projeto os professores Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro e Cassiano Garcia Roque, da UFMS, e Tsai Siu Mui Luiz Lehmann Coutinho, da USP. “O grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia também apoiam as atividades”, fala Acácio. Nesta primeira edição do curso de extensão, participarão 80 pessoas de diferentes estados brasileiros e do exterior.
A programação completa e outras informações podem ser conferidas no folder abaixo ou no site www.diversidademicrosolo.ufms.br
Texto: Vanessa Amin, com colaboração de Acacio Aparecido Navarrete
