Diretora do Instituto de Física toma posse em inauguração da nova Casa da Ciência e Cultura

Como parte da semana de comemorações dos 46 anos de Federal, foram realizadas a entrega da revitalização da Casa da Ciência e Cultura para a comunidade universitária e a cerimônia de posse da diretora do Instituto de Física (Infi), Dorotéia Bozano, para o período de 2025 a 2029. Além de professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados, também participaram da solenidade, realizada nesta quarta-feira, 2, pró-reitores e diretores de outros institutos, faculdades e agências da Universidade.

A reitora Camila Ítavo reforçou, durante a cerimônia, o seu compromisso de empossar os diretores escolhidos pelos estudantes, professores e técnicos-administrativos. “Eu fiquei muito feliz, porque nós fizemos o que foi o nosso compromisso, eu e Albert, de nomear sempre quem fosse o escolhido pela comunidade, mas também nessa relação de confiança”, destacou. “Cada um tem o seu jeito. Eu acho que isso também é importante, a sua característica, mas que a gente tenha em mente sempre o olhar na Instituição. O que eu quero falar como mensagem? Minha mensagem e mensagem do Albert. Eu pedi que toda a posse, a gente não está colocando os pró-reitores, a gente está colocando a unidade, porque a gente não faz nada sozinho. Então, eu preciso ter a coordenação de curso, a secretaria acadêmica, os técnicos, os professores e toda a gestão está vindo para também se colocar à disposição”, explicou.

Em seu discurso, o vice-reitor Albert Schiaveto agradeceu a dedicação do professor Além-Mar Gonçalves e desejou sucesso à nova diretora. “Muito obrigado por sempre trabalharmos juntos. O trabalho foi brilhante e agora deixa um legado. A professora Doroteia agora retorna à direção. Muito obrigado professor Além-Mar pelo seu trabalho à frente do Infi. Um amigo, nos tornamos amigos durante esse período. Parabéns, desejo muito sucesso nessa nova fase. Você vai ficar na sala de aula, mas tem muita coisa para fazer e você nos ajudar na nossa UFMS. Queria também dar as boas-vindas de volta à direção para a professora Dorotéia. […] Desejo vida longa ao Infi, muito sucesso, Doroteia, uma amiga à frente da direção desse Instituto tão importante”, afirmou.

A professora Dorotéia Bozano foi a primeira diretora do Infi e retornou ao cargo com 45,83% dos votos válidos. “A UFMS é minha grande paixão, é minha casa de coração. Então, estou sempre disposta a lutar muito para que a gente tenha cada vez melhor, não só o Infi, mas a Universidade como um todo, em todos os seus setores. Vou colaborar o máximo que eu puder, dentro da minha competência, que eu que eu tiver, para que a nossa Universidade se transforme cada vez mais”, falou. “Eu agradeço mais uma vez possibilidade e quem me deu essa oportunidade de estar aqui. Vou honrar um com muito trabalho, com muita dedicação, com muito amor ao Instituto de Física, que a minha casa”, complementou.

O professor Além-Mar Gonçalves recebeu um certificado de agradecimento da reitora Camila Ítavo e do vice-reitor Albert Schiaveto. O Instituto de Física esse ano completa 12 anos de existência. Poderíamos dizer que ainda é uma criança, mas hoje se depara com novos e grandes desafios dignos de gente grande. Desafios bons inerentes do excelente trabalho e dedicação de seus professores e servidores técnicos-administrativos. Essa dedicação e empenho vem contribuindo para o engrandecimento da nossa Universidade. Volto para minha sala como professor, ciente de que o Instituto de Física está melhor do que antes. […] Finalizo reafirmando meu compromisso com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o Instituto de Física. […] Podem contar comigo. Como alguns dizem, podem contar com a ajuda do Além“, afirmou. 

Casa da Ciência e Cultura

Além da troca do mobiliário, a revitalização da Casa da Ciência e Cultura, localizada no setor 1 da Cidade Universitária, incluiu a reforma do hall de entrada, auditório, laboratório, copa e banheiros, todos entregues com nova identidade visual desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica. A obra teve a participação de integrantes da iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para ressocialização de reeducandos do regime semiaberto.

Sou apaixonada pelo movimento de trazer os jovens, as crianças e eu estou muito feliz por esse espaço. Tenho certeza que a gente vai ter um grande movimento, uma grande conexão com a comunidade”, revelou a reitora. “Parabéns a todos envolvidos, os estudantes que ajudaram, o Além-Mar e a Doroteia, para que esse lugar pudesse ficar lindo e agora disponível para tantos eventos que nós temos na nossa Universidade”, complementou o vice-reitor.

“Todo esse trabalho foi feito buscando entregar para a UFMS uma nova Casa de Ciência e Cultura, com o objetivo de ser um espaço dedicado à divulgação desses dois pilares de uma sociedade, ciência e cultura. Esse espaço se junta ao Parque da Ciência, ao Museu da Ciência e Tecnologia, o planetário e tantos outros espaços que possuímos para esse fim,” acrescentou o professor Além-Mar ao se despedir na gestão da unidade.

“Estamos aqui de novo, com uma renovação da Casa [da Ciência e Cultura], com desejo profundo que a casa não seja só o Clube de Astronomia, mas que toda a Universidade possa fazer eventos aqui e que a gente possa divulgar a ciência e a cultura no nosso Estado, promover isso, trazer as crianças para cá, começar a perceber que a Universidade é um lugar que é deles, que pode ser o futuro deles, que eles sempre serão bem-vindos”, concluiu a nova diretora.

Texto: Thalia Zortéa e Raul Delvizio

Fotos: Alíria Aristides e Raul Delvizio