Desde o início do semestre, os docentes têm à disposição um novo sistema para otimizar a rotina e lançar informações sobre frequências e notas: o Diário do Professor. A ferramenta desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) é resultado do compromisso da Universidade em melhorar, cada vez mais os serviços digitais, e atender a demanda solicitada por meio da Avaliação Institucional.
O sistema permite que o professor lance todas as informações, seja da graduação ou da pós-graduação, em um único local. O diretor da Agetic, Luciano Gonda, ressalta que o sistema poderá ser acessado pelo Sistema Acadêmico (Siscad) ou pelo Sistema de Gestão de Pós-Graduação (Sigpós). Além disso, houve melhorias na interface do sistema, tornando-o mais moderno, além de permitir o acesso por meio de dispositivos móveis.
“Uma demanda da comunidade universitária é a simplificação dos sistemas institucionais e a ideia do Diário do Professor foi mais uma inovação da transformação digital da UFMS, para atender essa demanda específica”, explicou. Segundo Gonda, a ferramenta possibilitou que os professores que atuam na graduação e na pós-graduação lancem as informações das disciplinas em um único sistema. “As melhorias percebidas pelos professores vão além da integração e, muitos professores, que ministravam aulas somente na graduação, frisaram que a interface nova e a possibilidade de acesso pelo celular deram modernidade ao sistema”, contou.
Antes os professores precisavam acessar o Sigpós para lançar os dados das disciplinas da pós-graduação e o Siscad para as disciplinas da graduação. Agora, além de conseguir lançar as informações em um único local, também podem inserir notas por avaliação e as frequências por dia letivo nas ofertas da pós-graduação.
Para a professora do Câmpus de Naviraí Sibelly Rech, o Diário do Professor aprimorou o trabalho no dia a dia. “É um sistema excelente! Temos uma melhor usabilidade e melhor agilidade no lançamento das notas e das frequências dos estudantes. É mais intuitivo e otimizou bastante o nosso tempo enquanto docentes”, elogia.
“Durante o desenvolvimento, foram selecionadas demandas dos professores, como visualizar a foto dos alunos, visualizar se o aluno é Portador de Necessidades Especiais, melhorias nos lançamentos e na usabilidade do sistema”, detalha o diretor.
De acordo com a Agetic, todas as informações que estavam cadastradas no Siscad ou no Sigpós foram importadas automaticamente. Com isso, desde março, os novos lançamentos das disciplinas começaram a ser feitos no Diário do Professor.
Mesmo com os avanços, já estão previstas mais ferramentas para o sistema. “Esta é a primeira versão do Diário do Professor e já estão previstas futuras melhorias, como Integração com avaliações do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, aprovação de solicitações de matrículas e defesas pelo orientador, no caso da pós-graduação, notificação para estudantes da turma, via aplicativo e sistema web, e relatórios gerenciais, entre outras”, finaliza Gonda.
Texto: Mylena Rocha