Como forma de homenagear a todos que contribuíram e contribuem para a educação superior em Mato Grosso do Sul, foram entregues na tarde desta quarta-feira, 3, a Medalha Darcy Ribeiro para a professora Maria Ligia Rodrigues Macedo e a Comenda Pedro Pedrossian para os professores Gilson Rodolfo Martins e Celso Vitorio Pierezan, homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). Durante a sessão solene realizada no Plenário Deputado Júlio Maia – Palácio Guaicurus, a reitora Camila Ítavo e a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano, assumiram a gestão do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). Pela primeira vez na história, a presidência e a vice-presidência são ocupadas por mulheres.
A homenagem, instituída pelo deputado estadual Junior Mochi, é entregue a servidores de destaque indicados pelas instituições de ensino superior que compõem o Crie-MS. Para a reitora Camila Ítavo, as homenagens são significativas para a Universidade e também para a educação superior do Estado. “É um momento especial em que a gente ilumina os nossos talentos e faz esse reconhecimento. Acho que as universidades se tornam mais fortes com a trajetória de cada um desses homenageados e homenageadas nesse dia tão especial para a educação superior de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Enquanto nova presidente do Crie-MS, a reitora contou os planos para o futuro. “O conselho de reitores de Mato Grosso do Sul contribui no planejamento estratégico, para colocar à disposição do nosso Estado, a educação superior, a ciência, a tecnologia produzida nas universidades e no instituto federal, […] para que a gente possa pensar em desenvolvimento sim, estadual, regional, mas também na redução das desigualdades”, comentou. “Nós vamos trabalhar com os colegas um planejamento estratégico para que a gente possa colocar à disposição e trabalhar muitas parcerias com os municípios, com o Estado, com instituições”, completou.
O vice-reitor Albert Schiaveto enfatizou a alegria de comemorar a data com homenagens a professores da UFMS e relembrar a trajetória de Pedro Pedrossian e Darcy Ribeiro. “A cada ano, na comemoração desse Dia Estadual da Educação Superior, nós temos a Comenda Pedro Pedrossian, que foi um visionário e instituiu as universidades no nosso Estado, e também Darcy Ribeiro, que são também homenagens a esses dois grandes educadores e impulsionadores da educação em Mato Grosso do Sul e no Brasil”, frisou.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Alems, Junior Mochi, falou sobre a importância daqueles que estão dentro da sala de aula e daqueles que, no dia a dia, fazem com que o conhecimento produza os resultados para a sociedade. “O ensino superior e as universidades têm a responsabilidade de produzir e distribuir o conhecimento. E esse conhecimento impacta na vida de todos nós, sul-mato-grossenses, de todas as atividades, quer na melhoria da produtividade, da agricultura ou mesmo da atividade pecuária, no desenvolvimento industrial. Tudo isso passa pela esteira do conhecimento, conhecimento este que é produzido, é gerado, gestado dentro dos bancos da universidade. Hoje estamos aqui reconhecendo grandes nomes do ensino superior do nosso Estado”, ressaltou.
“Eu estou muito feliz de estar aqui hoje, porque é um dia muito especial. Nós estamos fazendo a entrega da Medalha Darcy Ribeiro, que foi um grande educador, e da Comenda Pedro Pedrossian, que homenageia meu avô, um homem que sempre teve na educação um dos seus principais objetivos de vida”, declarou o deputado estadual Pedrossian Neto. “Que possamos pegar os exemplos deles e multiplicar para edificar uma sociedade justa com a universidade assumindo o protagonismo que ela merece”.
Durante a cerimônia, houve também a apresentação das músicas Trem do Pantanal, Comitiva Esperança e Cuitelinho pelo Coral da Assembleia Legislativa e a exibição de vídeo institucional do Crie-MS, produzido pela TV Alems.
Crie-MS
Encerrando seu mandato à frente do conselho, o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, agradeceu as reitoras e os reitores pela confiança. “A aprendizagem é diária. Os desafios também são diários. Aquilo que eu aprendi à frente do Crie-MS é, antes de mais nada, a responsabilidade de representar as universidades. Não é uma coisa simples, essa responsabilidade exige dedicação, exige entrega”, pontuou.
Como recado para a nova gestão, Marinoni reforçou que está de coração aberto para auxiliar, ajudar e para somar. “Pela experiência que ela [professora Camila] tem como vice-reitora e agora como reitora, é lógico que ela está acostumada a esses desafios. O que eu digo para ela e deixo como mensagem de otimismo e de esperança é: ‘Camila, seja aquilo que você realmente é’. Confia nos seus pares, cobra dos seus pares, exija dos seus pares e não deixe realmente de buscar constantemente os seus objetivos e levar o Crie-MS, para que realmente possa responder as grandes expectativas que a sociedade espera das universidades de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Durante a solenidade, o reitor da UCDB recebeu um certificado de agradecimento pela dedicação e responsabilidade na liderança do Crie-MS, bem como por sua contribuição para o fortalecimento do ensino superior em MS.
De forma entusiasmada, o reitor da UFGD também despediu do Crie-MS atendendo a um pedido do reitor padre Marinoni. Ele cantou um trecho da música Cuitelinho, de Paulo Vanzolini e Antonio Xandó, como forma de eternizar a entrega das homenagens. O verso dizia “Eu vou pegar seu retratinho e colocar numa medalha com seu vestidinho branco e um laço de cambraia. Colocá-la no meu peito, onde o coração trabalha”.
Em viagem para a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a reitora do IFMS e nova vice-presidente do Crie-MS, Elaine Cassiano, foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Edvanio Chagas. “A professora Elaine à frente da nossa instituição tem consolidado cada vez mais a educação profissional e tecnológica, incluindo os cursos superiores, os nossos cursos da área de engenharia, os cursos de tecnologia e também alguns cursos de licenciatura. Acredito que a parceria junto ao Crie-MS é extremamente relevante e importante, no sentido de estreitar relações para cooperações”, destacou.
A Comenda Pedro Pedrossian é concedida a personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento do ensino superior sul-mato-grossense e a Medalha Darcy Ribeiro é destinada a professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.
Entre os homenageados da UFMS desta tarde estava o professor aposentado e diretor do Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS de 2006 a 2013, Gilson Rodolfo Martins. “Eu dividi meu período na UFMS basicamente em duas fases, uma fase de professor mesmo e a outra fase como pesquisador. Da metade da minha carreira em diante até eu me aposentar, eu me dediquei 70, 80% para a pesquisa arqueológica aqui em Mato Grosso do Sul, mas, de qualquer forma, um professor, mesmo que seja voltado mais para a pesquisa, não pode deixar de frequentar a sala de aula. Tem que dar aula. Eu multiplico esses 35 anos por cada turma. Cada 40 alunos novos, dá mais de mil professores que hoje atuam ou não nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul e eu me orgulho muito com essa medalha simbólica. Naturalmente que ela simboliza um período de dedicação ao ensino e à pesquisa”, celebrou.
Naiara Pierezan representou o pai, Celso Vitorio Pierezan. “Ele está muito feliz, assim como eu. Já deixo uma homenagem para ele, porque ele foi o meu professor da vida. Então, é só agradecer mesmo, o sentimento é de gratidão”, celebrou. O professor aposentado é bacharel e mestre em Matemática, ingressou na Universidade Estadual de Mato Grosso em 1973, antes da criação do Estado, e trabalhou para a implantação da Licenciatura em Matemática, em 1981. Além da docência e de participar da federalização da Universidade, exerceu suas habilidades administrativas, passando por diversos cargos de gestão, como chefe de departamento, diretor de Recursos Humanos, pró-reitor de Administração, vice-reitor e reitor. Sua gestão foi realizada de 1992 a 1996, com destaque para a distribuição orçamentária entre as unidades de forma transparente, com planejamento estratégico; inclusão da UFMS na discussão dos diversos problemas do Estado, por meio de convênios com prefeituras, órgãos estaduais e instituições que atuam na região; inserção ativa da Universidade na área cultural do Estado, a partir da reabertura do Teatro Glauce Rocha; e o incentivo à pós-graduação e à pesquisa.
Já a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) Maria Ligia Rodrigues Macedo foi representada pelo professor da Faculdade de Computação e reitor da UFMS entre 2016 e 2024, Marcelo Turine. A homenageada com a Medalha Darcy Ribeiro ingressou na Universidade em 2005 e, desde então, já foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências, e dos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade e em Bioquímica e Biologia Molecular; diretora da Facfan; coordenadora da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, a unidade da UFMS da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial; e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Além dos homenageados da UFMS, também foram agraciados com as honrarias: Regina Tereza Cestari de Oliveira e Taner Douglas Alves Bitencourt, da UCDB; Célia Regina Delácio Fernandes e Silvana de Abreu, da UFGD; Jozil dos Santos e Odair Diemer, do IFMS; Rosa Paulino Ramos Lopes e Celi Corrêa Neres, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Danielle Miron Castelo Branco e Ivo Arcangelo Vendrusculo Busato, da Universidade Anhanguera-Uniderp; e o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo Pereira.
Na sessão solene, a professora da UFGD Célia Regina Delácio Fernandes representou as homenageadas com a Medalha Darcy Ribeiro. “Eu falo, com muita alegria, representando seis colegas hoje aqui homenageadas, agradecemos imensamente pelo reconhecimento do nosso trabalho por meio das indicações do Crie-MS. Cada uma de nós foi escolhida por sua dedicação incansável e pela contribuição significativa para o desenvolvimento do ensino superior em nosso Estado. […] Queremos dedicar essa homenagem a todas as mulheres que estiveram conosco nessa caminhada, antes e depois, e uma dedicação especial para nossas mães, que além de ter nos dado a vida, lutaram para que pudéssemos ter estudado e conseguido chegar a uma Universidade”, afirmou.
Já o professor da UCDB Taner Douglas Alves Bitencourt falou em nome dos agraciados com a Comenda Pedro Pedrossian. “É um orgulho receber essa comenda e poder contribuir, dentro da minha trajetória, para que Mato Grosso do Sul avance cada vez mais em seus objetivos e compromissos junto à população”, discursou.
Confira a cerimônia na íntegra abaixo:
Texto: Thalia Zortéa e Raul Delvizio, com informações da Assessoria de Comunicação da Alems
Fotos: Raul Delvizio





























