No dia 22 de agosto, às 19h30min, será realizada sessão solene de condecorações referente ao Dia Estadual da Educação Superior, instituído em 21 de agosto, pela Lei 5.040/2017. Na ocasião, serão entregues a medalha Darcy Ribeiro e comenda Pedro Pedrossinan. As homenagens serão outorgadas pelo Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE/MS) e pela Assembleia Legislativa.
Como indicação da UFMS serão homenageados para receber a comenda, o primeiro reitor da Universidade, professor João Pereira da Rosa, e para receber a medalha a professora Neli Kika Honda.
A Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian foram instituídas pela Resolução 19/2018 e objetivam reconhecer as contribuições de professores, pesquisadores e outros profissionais do meio acadêmico à educação superior sul-mato-grossense.
Segundo a Resolução, a Medalha Darcy Ribeiro será concedida “a personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul”. Já a Comenda Pedro Pedrossian, será destinada “a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do Ensino Superior Sul-Mato-Grossense”.
Homenageados
João Pereira da Rosa é um dos precursores da anestesia moderna em Campo Grande (MS) e atuante na Associação Médica da cidade. Nos anos 60, ministrou aulas na Faculdade de Farmácia e Odontologia, embrião da então Universidade Estadual de Mato Grosso, posteriormente federalizada e tornada UFMS. Foi Reitor pro tempore no período de 1970 a 1974 e Reitor Estatutário de 1974 a 1978. Foi professor de Farmacologia do Departamento de Morfofisiologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, e Diretor Geral do Núcleo do Hospital Universitário. É autor do livro “As duas histórias da Universidade”, em que relata a criação da UFMS. Atuou como vereador em Campo Grande, foi presidente das Fundações de Cultura, Desporto, Trabalho e Promoção Social, fundou os bancos de sangue da Santa Casa e da Maternidade, além de fazer parte do corpo clínico da Santa Casa e da Clínica Campo Grande. Foi também Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de MS.
Neli Kika Honda é Licenciada em Química e Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, e Doutora em Química Orgânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Ingressou na UFMS em 1970, no então Instituto de Ciências Biológicas. Ministrou aulas no curso de Farmácia e Bioquímica e foi Diretora do Centro de Estudos Gerais, na então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), entre 1975 e 1977. Foi Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade nos anos 80, ministrou aulas no curso de Química nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado. Coordenou o curso de Licenciatura em Química e atuou como Diretora pro tempore do Instituto de Química, quando da sua implantação.
Texto: Ariane Comineti
