Comunidade acadêmica pode participar da simulação de embriaguez e assistir a simulações de impacto.
Na manhã desta quinta-feira (19), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) trouxe para a Cidade Universitária atividades educativas sobre segurança no trânsito. O objetivo foi conscientizar a comunidade acadêmica sobre os perigos da aliança entre bebida alcóolica e direção e também sobre a importância o uso do cinto de segurança. A ação integra a programação da campanha Eu Respeito, realizada pela UFMS, e que em setembro tem como tema principal “A vida”.
Segundo o gestor de Educação, Fiscalização e Segurança de Trânsito, Pedro Rogério Zanetti, o Detran tem desenvolvido atividades e palestras com o intuito de mostrar a realidade no trânsito, para conscientizar cada participante a evitar acidentes. “Trouxemos para a Universidade os óculos simuladores de embriagues e uma atividade de circuito, além do simulador de impacto para mostrar o que acontece ao corpo do motorista e passageiros quando há uma batida, por exemplo, e não se está usando o cinto de segurança”, explicou.
Os óculos possuem dois tipos de lentes que simulam os efeitos da bebida alcóolica em baixo e alto teor. “São atividades interativas que acabam por promover uma maior conscientização, já que as pessoas participam e podem comparar a sua performance no circuito em três momentos: no primeiro, sem o uso dos óculos; no segundo, com os óculos que simulam uma ingestão pequena de álcool; e, no terceiro, os que simulam uma grande ingestão de álcool”, explica a técnica de educação e segurança de trânsito, Lidiane de Freitas dos Santos.
“A ação é muito interessante, pois temos ideia de como ficamos afetados pelo consumo de álcool”, contou a psicóloga Danielle Silveira da Cunha. Danielle é servidora da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas e participou da atividade. Para o acadêmico Kelvin Cavalcante a experiência foi intensa. “Foi um exercício intenso e incrível. Depois disso minha preocupação aumentou ainda mais. Já não faço isso usualmente, quando saio para alguma festa procuro utilizar o aplicativo”, contou.
O circuito consiste em caminhar contornando cones, tocar um cone com uma as mãos, teste de equilíbrio e depois conseguir empilhar latas e derrubá-las com uma bola. Durante a atividade era possível constatar a queda no desempenho dos participantes ao efetuarem o mesmo circuito com os óculos, que seja na maior quantidade de tempo, na dificuldade de caminhar e não atingir os obstáculos, a falta de equilíbrio e coordenação, bem como os problemas na visão.
De acordo com a equipe do Detran-MS ambos os simuladores estão sendo inseridos nas atividades de conscientização e os efeitos têm sido bastante positivos. A equipe deve permanecer na Cidade Universitária no período da tarde, no Corredor Central. Para solicitar as atividades basta encaminhar um ofício para o e-mail presidencia@detran.ms.gov.br ou entrar em contato pelos telefones 3368-0288 ou 3368-0163.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto e fotos: Vanessa Amin




