Desafio das Atléticas e Desafio das Unidades serão no dia 8 de novembro

A Cidade Universitária sedia no dia 8 de novembro o Desafio das Atléticas e Desafio das Unidades da UFMS 2025. O evento, que faz alusão ao Dia do Servidor Público celebrado em 28 de outubro, será uma prova de corrida de orientação, voltada a equipes de quatro integrantes. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 3 de novembro.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla, promover iniciativas como essa é estratégico para a Universidade porque esporte, integração e reconhecimento andam de mãos dadas com a missão acadêmica. “Quando cuidamos do corpo e do convívio, ampliamos condições para ensinar, aprender, pesquisar e inovar com qualidade. É política de bem-estar institucional, não um evento isolado. Atividades assim fortalecem laços porque criam um território neutro e positivo, onde estudantes, docentes e técnicos se encontram sem hierarquias, compartilham metas coletivas, celebram resultados e aprendem a cooperar. Quem corre junto, trabalha melhor junto: melhora o clima organizacional, aumenta o senso de pertencimento e abre canais de diálogo que depois se traduzem em projetos, aulas e serviços mais potentes para a comunidade”, explica.

Sobre a celebração do Dia do Servidor Público, a pró-reitora destaca que é um gesto concreto de valorização e cuidado com quem constrói a UFMS todos os dias. “Com liderança e apoio da Reitoria, em parceria entre a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Proece, afirmamos que saúde, reconhecimento e convivência são políticas públicas internas da Universidade. Além do mimo da gestão, pensado para cada pessoa, valorizamos o protagonismo de cada servidor, reconhecendo trajetórias, talentos e contribuições singulares. Ao celebrar nossas equipes com esporte, cultura e integração, reforçamos uma mensagem simples e visionária: gente bem cuidada entrega uma universidade mais humana, inovadora e de excelência”, aponta.

Prova

A corrida de orientação é um esporte em que os participantes usam um mapa e uma bússola para encontrar pontos de controle marcados em um terreno, no menor tempo possível. O objetivo é passar por todos os pontos na ordem correta e o vencedor é quem completa o percurso com o menor tempo. 

O Desafio das Atléticas e Desafio das Unidades será em equipes de quatro integrantes. Cada unidade ou atlética pode inscrever mais de uma equipe. A largada será única e cronometrada, no dia 8 de novembro, às 9h, no Mercado Escola. 

O primeiro participante de cada equipe irá receber o chip, uma bússola e o mapa da UFMS com os pontos por onde deve passar. Após passar por todos os pontos na sequência indicada, o participante irá entregar o chip e a bússola para o próximo participante de sua equipe, que receberá da organização um outro mapa para fazer então o seu percurso, e assim por diante.

A diretora de Esporte e Lazer em exercício, Sarah Jane Lemos de Melo explica que cada participante pode fazer o percurso da maneira que quiser, mas a sequência dos pontos a serem alcançados deve ser a correta. “A equipe que fizer todo o percurso correto no menor tempo será a vencedora. É bem divertida essa corrida porque você escolhe o seu percurso, vai ponto a ponto e vai sendo estimulado quando alcança cada um. E é um percurso sprint, então é rápido e todo dentro da UFMS, então quem conhece bem a Cidade Universitária já está em vantagem”, lembra.

As bússolas e o chip serão fornecidos pela Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul para a prova. “Não será permitido utilizar GPS ou outro dispositivo. No dia 5 de novembro, na Casa da Ciência, às 17h, vamos fazer uma instrução técnica com a participação obrigatória de pelo menos um membro da equipe, para explicar como será o mapa, como fazer a leitura dele e da bússola, mas acredito que a maioria das pessoas nem vai precisar de bússola, porque o mapa da UFMS é bem característico, tem uns pontos específicos que são fáceis da gente perceber”, explana.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 3 de novembro. Serão duas etapas: na primeira, cada participante deverá inscrever-se individualmente na página da Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul; na segunda, o capitão ou capitã da equipe deve preencher o formulário na página da Proece, informando os dados completos de todos os integrantes. 

As equipes das Unidades poderão ser compostas por servidores, professores e colaboradores. As equipes das Atléticas deverão ser compostas por estudantes devidamente filiados às atléticas.  

Serão premiadas as equipes campeãs de cada categoria: Atléticas e Unidades. A premiação será no Mercado Escola após o término da prova.

Mais informações podem ser obtidas no edital.

Texto: Ariane Comineti e Heloísa Garcia