O Conselho Universitário (Coun) aprovou nesta quinta-feira, 28, o Calendário Acadêmico da UFMS para 2026. O documento reúne as datas mais importantes para a comunidade universitária, como os períodos de matrículas e de aulas, pontos facultativos e eventos institucionais.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, destacou que o Calendário foi planejado com o objetivo de garantir o cumprimento das semanas letivas, considerando os feriados nacionais, estaduais e municipais. “As disciplinas de graduação, que em função da distribuição dos dias da semana ao longo do período letivo e tiveram uma carga horária menor, poderão ser reorganizadas para ocorrerem em outros dias da semana, em horários alternativos ou por uma outra estratégia, sempre na condução do professor em conjunto com os estudantes. É fundamental que essa reorganização assegure aos estudantes condições necessárias de acesso, permanência e integração de toda a carga horária da disciplina prevista no Plano de Ensino e no Projeto Pedagógico do Curso”, comentou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio, reiterou que as datas estabelecidas pelo Calendário são unificadas e aprovadas pelos conselhos de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, levando em consideração agendas externas, como é o caso da realização do Exame Nacional de Residência.
O início do primeiro período está estabelecido para o dia 2 de março, enquanto término será em 27 de junho. Já o segundo período começa em 27 de julho e vai até 28 de novembro. Entre os destaques elencados na 165ª Reunião Ordinária do Coun está a realização de todas as cerimônias de colação de grau ainda em 2026, como uma forma de ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e à pós-graduação.
Outra novidade, elencada pelo pró-reitor de Graduação, foi resultado das contribuições enviadas pela comunidade universitária no Programa UFMS em Ação, em relação ao tema Formação Inclusiva e Humanizada para uma sociedade em transformação. “A partir da UFMS em Ação, a gente alterou as disciplinas do módulo de 17 para 15. Isso significa que as disciplinas eram ofertadas dentro de 17 semanas letivas. As 17 semanas letivas ainda se mantêm no calendário, só que agora as disciplinas são ofertadas no módulo de 15. São necessárias 15 semanas para que essas disciplinas sejam ofertadas dentro dessa janela de 17 semanas. Há uma janela dentro da qual as 15 semanas sejam distribuídas de maneira que seja melhor para os estudantes, sempre pensando nos estudantes”, reforçou Vieira.
No documento, é possível também conferir as datas de eventos institucionais, como o Festival Mais Esporte, Volta UFMS e Caminhada nos Câmpus, previstos para 24 a 30 de agosto; a Semana de Desenvolvimento Profissional, prevista entre os dias 4 e 8 de maio; o Festival Mais Cultura, que será realizado de 21 a 25 de setembro; e o Integra UFMS 2026, que deve ocorrer entre 19 e 23 de outubro, juntamente com a Feira de Profissões em todos os municípios que a Universidade está presente e em Dourados.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, a criação da Feira de Profissões fortalece a democratização da informação e o compromisso da UFMS com a interiorização do ensino superior. “A proposta da realização da Feira de Profissões integrada no Integra UFMS 2026, na UFMS de Campo Grande, associada na realização de feiras nos demais câmpus da Instituição e na cidade de Dourados, fundamenta-se na necessidade de ampliar o alcance territorial e social das ações de divulgação dos cursos e carreiras da Universidade, estimulando estudantes do Ensino Médio a ingressarem na nossa Universidade. Na UFMS de Campo Grande, a realização da Feira de Profissões no Integra UFMS possibilitará uma maior visibilidade institucional, pois o evento já congrega atividades de iniciação científica, extensão e cultura em escala ampla”, revelou.
Como já vem sendo realizado há alguns anos, professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados receberão um calendário de mesa para facilitar a organização no local de trabalho, contendo as anotações das datas estabelecidas pelo Coun.
Confira a resolução abaixo para mais informações sobre dias letivos e não letivos:
RESOLUCAO (COUN) n 437, de 28-08-2025.
Texto: Thalia Zortéa
