DCE, atléticas e empresas juniores conhecem projeto do Centro de Convivência Estudantil

Na última sexta-feira (11) uma reunião na Sala de Atos da Reitoria trouxe aos acadêmicos da Universidade a proposta para o Centro de Convivência Estudantil da UFMS.  Desenvolvido em parceria com o Sebrae-MS, o projeto foi apresentado pelo consultor Cláudio Ferner aos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), das atléticas e das empresas juniores da UFMS.

De acordo com o consultor Cláudio Forner o novo Centro de Convivência Estudantil da UFMS deve ser implementado no espaço onde hoje está o Autocine. “Prevemos uma revitalização da área com a construção de um centro de entretenimento, gastronomia, educação e principalmente empreendedorismo, onde os principais atores serão os universitários. É um projeto embrionário para o qual estamos buscamos sugestões junto aos alunos, mas que já se mostra uma ideia muito criativa e que trará muitos benefícios aos alunos e à comunidade em geral”, afirmou.

O Reitor Marcelo Turine reforçou que o projeto foi feito pensando nos alunos e nas contribuições que poderá trazer à formação e à sociedade. “Queremos um espaço que seja sustentável, aberto para a sociedade, com conectividade para a região como um todo e no qual o empreendedorismo inovador tenha destaque. Para isso buscamos um diferencial, uma grande articulação por meio da qual educação, ciência, tecnologia e inovação serão trabalhados pelos acadêmicos em forma de uma competição saudável. ”, revelou.

Para o Deputado Elizeu Dionizio a proposta é fazer a UFMS e o estado de Mato Grosso do Sul serem referência não só na educação, mas também na inovação, no desenvolvimento de uma parceria estudantil com a iniciativa privada. “Estou à disposição e com a certeza de que a bancada federal também irá apoiar esse projeto que requer atenção especial porque, não saindo da base da educação, consegue trazer o acadêmico mais perto do mercado, da realidade que enfrentará ao se formar. Creio que poderemos por meio do espaço conhecer novos talentos, desenvolver as habilidades dos alunos e fazer uma verdadeira integração com a comunidade”, expressou.

O Vereador Junior Longo disse que vê o projeto como único. “O grande diferencial dessa proposta é a sustentabilidade, estamos buscando recursos para o investimento inicial e, após a inauguração, com o rendimento próprio, será um projeto pioneiro, que irá trazer a comunidade para dentro da UFMS”, explicou.

O Gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae/MS,  Henrique Fracalanza, representando o Diretor Superintendente Claudio George Mendonça,  lembrou que além da parceria no projeto o Sebrae tem como intenção acompanhar a execução e o desenvolvimento  do espaço, com possíveis parcerias para treinamentos e cursos para a gestão dos negócios. “A proposta que temos hoje em mãos é de vanguarda, muito interessante para toda a sociedade”, afirmou.

O Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Ari Ferra Jr. destacou que a convivência estudantil é muito importante para os alunos, pois permite uma vivência e uma troca de experiências muito ricas. “Esse novo espaço dinâmico e inovador dará destaque à UFMS e permitirá que dinamizemos esses momentos de descanso dos acadêmicos com atividades de cultura e lazer. Vamos participar do desenvolvimento dessa proposta verificando cada ponto, buscando contribuir com o projeto para que o local seja muito bem utilizado pelos acadêmicos”, finalizou.

Estiveram presentes também na apresentação a Vice-Reitora Camila Ítavo, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PROAES) Ana Rita Barbieri Filgueiras, o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), Marcelo Fernandes Ferreira, o técnico-administrativo Danilo Vegini de Matos, representando a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA), a Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento (Proplan) Dulce Maria Tristão e ainda técnicos-administrativos de outras Pró-Reitorias.