De 16 a 24 de março o Campus de Chapadão do Sul (CPCS) realizará o curso de extensão “Inventário molecular da diversidade microbiana do solo”, com 40 horas de aulas teóricas e práticas em campo e laboratório.
“Eu avalio que o curso é uma excelente oportunidade de formação profissional, já que além das 40 horas gratuitas de capacitação, há a possibilidade de conhecer laboratórios de pesquisa no estado de São Paulo e desenvolver atividades práticas nesses laboratórios” afirma o professor Acacio Aparecido Navarrete.
O objetivo é promover a capacitação de profissionais graduados em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins, e de estudantes em nível de graduação e pós-graduação dessas mesmas áreas, que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas com o conhecimento e manejo da diversidade microbiana do solo para maior eficiência de processos agrícolas e florestais.
O curso é gratuito, graças as parcerias firmadas com o Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e o Centro de Genômica Funcional da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP); com as fundações Agrisus e Chapadão, com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e com empresas privadas que apoiam financeiramente, com a doação de reagentes e demais materiais de consumo e com a demonstração de equipamentos de última geração para o curso. “Para que as pessoas possam ter uma ideia, cursos semelhantes com duração de 12 a 14 horas chegam a custar em média mil reais por participante”, ressalta o professor.
Esta é a primeira edição do curso e foram aceitos 80 participantes de diferentes estados brasileiros e do exterior. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site diversidademicrosolo.ufms.br.
Texto: Leticia Bueno (com informações do CPCS)
