Curso ensina estratégias para uso de tecnologias no ensino remoto de emergência

Com foco em estratégias para o ensino remoto de emergência, o curso de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) será ofertado pela Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) em módulos e as lives começarão no dia 24. As inscrições podem ser feitas de 21 de setembro a 31 de outubro. Para os inscritos que não conseguirem assistir ao vivo, as transmissões serão gravadas e ficarão disponíveis dentro do AVA do curso.

Com carga horária de 60 horas e tendo os professores da Universidade como público-alvo, o curso terá quatro módulos divididos nos seguintes assuntos: organização didática do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); ferramentas de interação síncrona; produção e organização de materiais didáticos; tecnologias e estratégias para a avaliação da aprendizagem on-line.

Cada módulo terá uma live de abertura, diversos materiais instrucionais, fóruns de discussão com tutoria da Sead e uma breve avaliação. “O curso de formação em TICs visa prover subsídios para que os professores possam aplicar as tecnologias digitais no contexto do Ensino Superior, em especial no contexto do ensino remoto de emergência”, explica o secretário especial Hercules Sandim.

Não há limite de vagas, mas é necessário efetuar inscrição no AVA do curso para participar e ganhar certificação, além de ser preciso apropriar-se dos conteúdos disponíveis e realizar as avaliações de cada módulo, com aproveitamento mínimo de 70%.

Confira as datas do curso:

  • 24/09/2020 – Módulo 1 – Organização didática do AVA
  • 01/10/2020 – Módulo 2 – Ferramentas de interação síncrona
  • 29/10/2020 – Módulo 3 – Produção e organização de materiais didáticos
  • 26/11/2020 – Módulo 4 – Tecnologias e Estratégias para a avaliação da aprendizagem on-line

Hercules explica que com a demanda do ensino remoto de emergência no primeiro semestre letivo, a Sead formatou e ofertou o curso de formação em TICs para mais de 150 professores. Para o segundo semestre, além do curso de estratégias para o ensino remoto de emergência, também será ofertado o curso de formação em Educação a Distância. “Agora faremos uma nova oferta destes dois cursos que têm objetivos diferentes e são complementares quando pensamos na formação continuada de nossos professores”.

Clique aqui e se inscreva!

Texto: Leticia Bueno