Curso de extensão em Cinema da UFMS recebe mais de 500 inscritos.

As inscrições para o Curso de Extensão em Cinema da UFMS, MOVCINE, encerraram nessa segunda-feira, 24, com mais de 500 inscritos para os cinco módulos de cursos que serão oferecidos de agosto à dezembro de 2017.

Por ser um curso gratuito e limitado, e devido ao grande número de inscrições haverá um processo de seleção dos inscritos para as vagas do projeto que é uma iniciativa da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS), por intermédio do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMS.

O processo de seleção dos inscritos será feito por meio de critérios que serão divulgados junto com o nome dos participantes selecionados. A previsão é de que os inscritos recebam um e-mail de confirmação no início de agosto. Os selecionados deverão confirmar presença, os demais estarão em uma lista de espera dos módulos escolhidos.

Os módulos oferecidos serão: Direção e produção cinematográfica – como fazer um filme; Roteiro para cinema e produtos audiovisuais; Som, Imagem e Edição de Vídeo; História e Cultura do cinema e Crítica Cinematográfica. Além disso, durante o período também serão feitas palestras, rodas de discussão e seminários voltados para a área. Os cursos acontecerão no período noturno, das 18h às 22h, durante 5 dias da semana (de segunda à sexta), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Calendário dos Módulos e Professores dos Cursos 🎬

AGOSTO

Módulo de roteiro – de 21 a 25
Professora: Mariana Tesch
Mariana é roteirista, dramaturga, professora e realizadora audiovisual. É mestre em Roteiro (2015) pela Northwestern University com bolsa da CAPES e Fulbright, mestre em Educação (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual (2011) pela Universidade de Brasília. Seu roteiro de longa-metragem Amém ficou em segundo lugar no concurso do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – FRAPA 2015 e está entre os 10 finalistas do Festival de Roteiro de Língua Portuguesa – Guiões 2016. Seu roteiro de curta-metragem Disney, MG é vencedor do primeiro Festival de Curtas TNT (2016) e está atualmente em fase de pré-produção.

SETEMBRO

Módulo de História e Cultura do Cinema – de 11 a 15
Professor: Thiago Andrade
Thiago é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na produção de festivais de cinema do Estado e decidiu dedicar-se exclusivamente aos estudos sobre audiovisual no futuro doutorado. Tem interesse no papel que as experimentações estéticas desempenham em relação às reconfigurações das tramas de poder. Dedicou-se durante a maior parte da última década à cobertura cultural em Mato Grosso do Sul. Ministrará o módulo de História e Cultura do Cinema, onde pretende explorar desde os primeiros movimentos em torno da criação de um “olhar cinematográfico” à produção contemporânea de cinema.

Módulo de Crítica – do dia 25 ao 29
Professor: JC Costa
João Carlos é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Análise Cinematográfica e de Artes, com ênfase em Estética e Hermenêutica Marxista além de realizar estudos no campos da Adaptação Literária para Cinema, Tradução Intertextual e Poéticas Contemporâneas. É membro do grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisual da UFMS, bem como, participou do Grupo de Estudos em Teoria da Dependência da UFMS, desenvolvendo pesquisas na área de subordinação cultural, ideologia e cinema. Também realiza pesquisas voltadas para a área de cinema crítica cultural marxista, com ênfase em nos Estudos Culturais e Psicanálise. Integrante do cineclube CineCafé.

OUTUBRO
Módulo de Som, Imagem e Edição de Vídeo – do dia 16 ao 20
Professores: Miguel Benavides e Cid Nogueira
Miguel é produtor cultural e documentarista na Colômbia. Atualmente é mestrando em Comunicação Social na UFMS e realiza pesquisa sobre som no cinema.
Cid é fotógrafo e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo Senac 2010. Possui graduação em Radio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco (2009). Atualmente é professor Substituto no Programa de Artes Visuais UFMS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema indígena e cinema documental.

NOVEMBRO
Módulo de produção – do dia 6 ao 10
Professor: Rodolfo Nonose Ikeda
Rodolfo é diretor, roteirista e produtor Audiovisual. Doutorando em Cultura e Sociedade (Universidade Federal da Bahia), Mestre em Estudos de Linguagens (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Especialista em Comunicação Social (Faculdade Cásper Líbero).