Curso de extensão em cinema abre inscrições

Começa hoje a inscrição para a edição de 2018 do Curso de Extensão em Cinema da UFMS, MOVCINE. O projeto é uma iniciativa da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS), por intermédio do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMS. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente através de um formulário online, até o dia 20 de julho.  Inscrições aqui

Em sua primeira edição, o curso recebeu mais de 500 inscrições e atendeu, em suas diversas atividades, cerca de 90 inscritos. Para 2018, o curso regular terá 35 vagas sendo composto por 4 módulos – Produção Cinematográfica, Direção, Direção de Fotografia e Roteiro. Os módulos terão custo de R$100 por etapa. Os interessados que se inscreverem passarão por uma seleção, cujo critério de avaliação será divulgado na última semana de inscrição.

Além dos módulos regulares, o projeto vai oferecer oficinas totalmente gratuitas com temas variados como, por exemplo: Linguagem Cinematográfica, Introdução à Teoria do Cinema, Cinema e Psicanálise, Antropologia e Cinema, Cinema e Pintura e muito mais.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Dra. Márcia Gomes Marques, o projeto tem a intenção de promover a troca de saberes entre profissionais de cinema, estudantes, cineclubistas, gestores culturais, e permitir o desenvolvimento cultural do nosso Estado. “Movcine é uma oportunidade para mostrarmos a sociedade o debate que existe na academia em torno do cinema e trabalhar a parte prática do fazer cinematográfico. Portanto, neste ano, teremos tanto o debate acadêmico nas oficinas, quanto o desenvolvimento da técnica”, explica.

O principal objetivo do MOVCINE é levar à comunidade cursos livres em cinema que despertem o interesse das pessoas a pensar, produzir e discutir a linguagem cinematográfica.

A inciativa é realizada graças a parceria com Instituto de Cinema (https://institutodecinema.com.br/), que disponibiliza os professores e o material didático.

O curso também conta com parceira do cineclube local, Cine Café, e do Coletivo Atalho, grupo focado no desenvolvimento de atividades ligadas à cultura.