Curso auxilia estudantes na formatação de trabalhos acadêmicos

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o curso MS Word para Acadêmicos. O módulo oferecido pela Secretaria de Formação de Professores (Sefor), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), vai ensinar conceitos de formatação e automação de textos acadêmicos e como aplicar os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em monografias, dissertações e teses.

O curso foi desenvolvido pelo doutor em Educação e servidor da Sefor Eduardo Luis Figueiredo, após perceber que a maioria dos estudantes desconheciam técnicas do software Microsoft Word que poderiam facilitar a vida acadêmica. “A maioria das pessoas continua usando o processador de textos como se fosse uma máquina de escrever melhorada. O que é ensinado no curso é programar de maneira simples e fácil os padrões de formatação para que o trabalho acadêmico fique, pelo menos na sua forma, perfeito”, explica.

Segundo o servidor, atualmente com a evolução dos processadores, a formatação do texto acadêmico pode ser feita de forma mais ágil, e até mesmo a criação de bibliografias já pode ser automatizada pelo Word. “Geralmente, produzir um trabalho acadêmico com a aparência correta, com sumários, títulos e tudo mais, conforme as normas da ABNT, tem sido desde sempre um pesadelo para os alunos, que passam muito tempo útil tentando formatar o texto do jeito errado. Isso sempre gera trabalhos visualmente imperfeitos. Sobretudo agora, que todos os documentos são digitais, quase nunca impressos. O curso corrige esse problema e ajuda os alunos a gastarem seu precioso tempo apenas com o que importa: o conteúdo dos seus trabalhos”, conta.

As aulas serão disponibilizadas de forma remota, por meio do Ambiente de Aprendizagem Virtual da UFMS. Os conteúdos poderão ser acessados a qualquer momento pelos estudantes, no período de 4 de outubro a 31 de dezembro deste ano, e um questionário avaliativo deverá ser preenchido até 7 de janeiro de 2022. A conclusão do curso vai gerar certificado de 20 horas complementares.

A formação é voltada para acadêmicos tanto da comunidade interna, quanto externa da UFMS. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line e não há limites de vagas.

O edital completo do curso está disponível no portal da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: sefor.proece@ufms.br.

Texto: Gabrielle Tavares