Os processos seletivos para ingresso no ensino superior estão cada vez mais próximos, já que o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS serão realizados nos dias 7 e 14 de dezembro, respectivamente. Para se preparar para as provas, os candidatos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio têm mais uma chance para participar do Cursinho UFMS 2025. O novo processo seletivo está oferecendo cem vagas e as inscrições devem ser feitas até 21 de julho na página cursinho.ufms.br.
“O Cursinho UFMS desempenha um papel estratégico na promoção da inclusão social e na democratização do acesso ao ensino superior. Ao oferecer preparação de qualidade para o Enem e vestibulares, o programa alcança estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, atuando diretamente na redução das desigualdades educacionais. Essa iniciativa está alinhada à missão da UFMS de promover a formação cidadã, o desenvolvimento regional e a transformação social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao empoderar jovens com ferramentas para alcançar a Universidade, o Cursinho se consolida como uma das expressões mais concretas do compromisso da nossa Universidade, que é trazer jovens para dentro da UFMS!”, comenta a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla.
Os alunos que ingressarem podem participar de todas as aulas ao vivo e, também, assistir os conteúdos que já foram ministrados, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS. “A principal vantagem é que o Cursinho possibilita uma preparação voltada ao perfil da prova do Vestibular UFMS. Também podemos citar que todas as aulas são on-line e síncronas, com a possibilidade de revisarem durante todo o curso, pois as mesmas ficam gravadas e disponíveis no AVA. Outra vantagem é que não há mensalidades, o aluno paga uma taxa de matrícula e estuda o ano inteiro sem se preocupar com valores”, destaca o coordenador do Cursinho UFMS, Edivaldo Araújo. Ele reforça também que durante as aulas ao vivo, é possível participar ativamente das atividades e tirar dúvidas.
As aulas preparatórias são ministradas por professores especialistas, mestres e doutores, com auxílio de estudantes e técnicos-administrativos, em diferentes áreas de conhecimento: Matemática, Humanas, Inglês, Biologia, Física, Química, Linguagens e Redação. “A Turma de 2025 iniciou em abril com 800 alunos, com isenção para 20% dos inscritos. Desses alunos, estamos com quase 100 de outros estados do país”, comemora o coordenador. As aulas são transmitidas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, e na sexta-feira, das 19h às 21h. A taxa de matrícula é única, no valor de R$ 250,00, e destinada para custear a elaboração das aulas e pagamento dos bolsistas.
“O principal diferencial do Cursinho UFMS está na sua identidade extensionista e na forte articulação com a comunidade acadêmica. O projeto é conduzido por técnicos, estudantes e professores da Universidade, o que garante não apenas conteúdo atualizado e alinhado às exigências dos exames, mas também uma abordagem humanizada e acolhedora. Além disso, o Cursinho é comprometido com valores públicos e acessível a todos, tendo uma porcentagem de vagas gratuitas para os que possuem CadÚnico, e o preço bem abaixo do mercado para as demais pessoas. Outro destaque é o apoio institucional da UFMS, que garante infraestrutura, certificação e acompanhamento pedagógico, promovendo uma experiência formativa tanto para quem ensina quanto para quem aprende. No Cursinho, o aluno já se sente parte da família UFMS”, ressalta a pró-reitora.
O coordenador destaca que o projeto tem obtido bons resultados desde sua origem. “Esse Cursinho existe há mais de 30 anos. Anteriormente, era ministrado por estudantes da UFMS, principalmente os que cursavam Medicina. As turmas eram somente presenciais e utilizavam diversos locais aqui na UFMS, inclusive já tivemos sala de aula no próprio Morenão. Hoje, temos um Cursinho estruturado para o atendimento on-line, usando várias ferramentas de interação com o aluno e possibilitando uma revisão completa de todos os conteúdos. O sucesso do Cursinho é imenso, somente nos últimos quatro anos já atendemos mais de dois mil alunos”, finaliza Edivaldo.
Texto: Vanessa Amin
