CPAN realiza curso de raciocínio lógico mediado por ambiente de programação

O curso de Sistemas de Informação, do câmpus do Pantanal (Cpan), em parceria com a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Estadual de Corumbá, iniciou a oferta do curso de raciocínio lógico mediado por ambiente de programação.

O curso é um projeto de extensão destinado aos professores e alunos participantes do círculo de robótica existentes nas 13 escolas estaduais de Corumbá e de Ladário. Serão realizados encontros presenciais e a distância com carga horária de 50 horas durante o segundo semestre de 2016. Nesta primeira edição, o curso atende aproximadamente 60 professores e 260 alunos da rede estadual.

De acordo com o professor Luciano Édipo, coordenador de Gestão Acadêmica (COAC), o contato com linguagens de programação permite despertar nos alunos maior interesse pelas ciências exatas e tecnologia, proporcionando uma visão sistêmica para resolução de problemas do cotidiano. “O curso busca apresentar, por meio do ensino lúdico, o uso do raciocínio lógico para resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos utilizando a linguagem programação C e o Arduíno”, explica.

O objetivo principal é integrar o conhecimento adquirido, tendo como foco, instruir os professores e alunos da rede estadual na implementação de sistemas digitais importantes no cotidiano do público alvo, além de outros objetivos como a prática da programação algorítmica lúdica, programação de algoritmos estruturados, bem como a implementação destes algoritmos nos dispositivos digitais.