Coordenadores podem submeter propostas para apoio financeiro em ações de extensão

Coordenadores de projetos e cursos de extensão da UFMS podem participar de processo seletivo para obtenção de apoio financeiro. O edital foi publicado com o objetivo de fomentar ações de extensão universitária coordenadas por professores e técnicos-administrativos. As inscrições estão abertas e os interessados podem submeter propostas até o dia 31.

Existem diferentes formas de fomento à extensão universitária e o Programa de Apoio à Extensão Universitária (Paext) é uma delas. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, explica que o programa fomenta itens de custeio para as ações. 

“O Paext custeia diárias, passagens, itens de consumo que estão nas atas, pode conceder um auxílio para um docente que tenha algum item único no laboratório (…). Então, é realmente um recurso para o professor extensionista poder arcar com as despesas. O professor tem como pedir e a Proece vai ajudar a custear os itens necessários”.

O pró-reitor ressalta a importância do apoio financeiro para as ações na UFMS. Ele afirma que a extensão já é considerada curricular e traz benefícios para o estudante, ao coordenador da ação, à Universidade e também para a sociedade, que se beneficia das iniciativas. 

“Não é como um estágio ou uma atividade profissional. O estudante vai estar perto do professor, vendo como lidar com problemas reais, a partir dos conhecimentos que o docente tem. [A extensão] tem expertises que vão além da divisão disciplinar que a gente tem nos cursos. São expertises que só se aprende vendo”, comenta. 

Como submeter propostas

Para receber o apoio financeiro, o coordenador da proposta precisa ter preenchido o Vacinômetro com o upload do comprovante, com no mínimo, o esquema completo de vacinação contra Covid-19 ou atestado médico que justifique a não imunização. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos advindos da UFMS, no montante total de até R$ 120 mil.

O interessado deverá submeter a proposta de financiamento pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). O coordenador deverá incluir no formulário com a vinculação da proposta de financiamento à ação de extensão previamente aprovada, título do projeto e, se houver, protocolo do projeto no SigProj; a solicitação justificada de material de consumo ou serviços constantes em Ata; o pedido de itens de Auxílio Financeiro em Projetos Acadêmicos, Científicos e/ou Tecnológicos. “O Paext tem uma submissão muito simplificada, que basicamente é justificar qual o uso para os itens e qual o trabalho realizado”, incentiva o pró-reitor Marcelo. 

A análise será feita levando em consideração as informações prestadas no formulário do SIGProj e a coerência com a ação de extensão aprovada no edital EXT-2021 ou submetida ao EXT-2022.

Texto: Mylena Rocha