Cooperação e mobilidade internacional em destaque na oitava edição da Revista Candil

A oitava edição da Revista Candil já está disponível para leitura on-line. Publicação de divulgação científica da UFMS, produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), a revista abriga as produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais da Universidade.

Em destaque, reportagem aborda os mais de dois anos de execução do Programa Institucional de Internacionalização (Print), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na UFMS. São cinco projetos de cooperação internacional nas áreas da Engenharia, Química, Física, Ecologia e Saúde que têm proporcionado não apenas resultados em conhecimento, produtos e inovação, mas também mobilidade de professores e estudantes da pós-graduação com instituições em diversos países do mundo.

Na seção Entrevista, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Evaldo Ferreira Vilela fala sobre o papel da ciência durante a pandemia da Covid-19 e a importância da sua valorização, bem como as expectativas para 2021.

Durante os últimos anos, vem crescendo o número de parcerias firmadas pela UFMS com instituições públicas e privadas que resultam em ações em benefício da comunidade acadêmica e de toda a sociedade. Entre elas está um projeto desenvolvido pela Faculdade de Computação e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com objetivo de contribuir para a justiça por meio da Inteligência Artificial.

Confira ainda reportagem sobre os 50 anos do Estádio Pedro Pedrossian – o Morenão e muitos outros assuntos nessa edição da Revista Candil, que pode ser lida aqui.

Texto: Vanessa Amin