Gestores da Administração Setorial da UFMS participam de treinamento de liderança

Diretores e chefes de unidades da Administração Setorial, da Cidade Universitária e dos câmpus, participam, durante esta semana, de um curso de liderança com o consultor e administrador Karim Khoury. “O objetivo é proporcionar um espaço mais humanizado entre os servidores, para isso, é necessária a formação de lideranças que mantenham um bom relacionamento com suas equipes”, explica o chefe da Divisão de Capacitação e Qualificação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Leudir Rogoschi.

Khoury é coach sênior pelo Integrated Coaching Institute, trainer em Programação Neurolinguística (PNL), master trainer pela American Society for Trainning and Development e instrutor de Mindfulness. Ele irá abordar temas como comunicação e relacionamento interpessoal, liderança com foco em resultados, feedback, resolução de conflitos e gestão de adversidades, liderança situacional, flexibilidade, liderança e diversidade, liderança coaching e estratégias de liderança para promover engajamento e compromisso nas equipes de trabalho.

“Basicamente trabalharemos no desenvolvimento de algumas habilidades para a gestão de pessoas que contribuem para a melhoria do desempenho do papel do gestor. O treinamento vai abordar habilidade de dar feedback, conflitos de comunicação, técnicas para gerar mais compromisso e engajamento das equipes de trabalho. Vivemos em uma sociedade sobrecarregada de informações e muitas vezes é difícil distinguir o que é importante do que é prioritário, então vamos trazer técnicas de atenção plena junto às equipes, além de passar pelas técnicas clássicas de liderança”, explica Karim. Ele é autor de vários livros, entre eles o intitulado “Liderança é uma questão de atitude”, da editora Senac, que foi distribuído a todos os participantes.

Esse treinamento já foi oferecido aos gestores da administração superior no início do ano. “Optamos em estender o treinamento a todos os ocupantes de cargos de direção e chefia de unidades para que possamos incentivar a troca de ideias e práticas positivas, facilitando o desenvolvimento de comportamentos que promovam o equilíbrio nas relações e o fortalecimento do diálogo e confiança institucionais”, comentou o reitor Marcelo Turine. “É um prazer estarmos novamente com o Karim e agradeço a todos que estão participando desse treinamento. Temos vários desafios na Universidade e a programação do curso nos oferece técnicas para cuidarmos do outro, mas também cuidarmos de nós mesmos. Temos uma linda missão, que é formar jovens, está nas nossas mãos tornar o ambiente de trabalho mais saudável e adequado”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.

Os participantes expressaram suas expectativas em relação ao treinamento. Divididos em grupos, contaram quais os principais desafios enfrentados ao ocupar uma função de chefia e quais as expectativas em relação ao programa.Técnicas para melhorar a gestão de pessoas e decisões mais assertivas, como melhorar o desempenho, a empatia e o entusiasmo da equipe, como desenvolver a inteligência emocional, administrar conflitos e frustrações, foram os principais pontos levantados pelos grupos.

“Somos líderes de unidades setoriais, mas não fomos preparados para isso. Esse curso de capacitação é uma iniciativa muito boa da administração superior para que nós, gestores, que trabalhamos com pessoas possam fazer isso da forma mais adequada. Estamos felizes em participar e nossas expectativas são muito boas”, enfatizou o diretor do Instituto de Biociências, Albert Schiaveto.

Já o diretor do campus de Chapadão do Sul, Kleber Gastaldi, destacou que o encontro com profissionais de renome na área ajuda na melhoria da relação com a equipe de servidores. “É uma oportunidade de aprendermos e de trocarmos experiências com outros gestores sobre o que deu certo e o que não deu certo, é um momento único que deve ser trabalhado dessa forma e, se possível, mais vezes”, falou.

As atividades do curso Treinamento de Lideranças é realizada no Complexo de Educação a Distância e Escola de Extensão, na Cidade Universitária, em duas turmas. A primeira participou do treinamento no dia 10 e 11. A segunda, entre nos dias 12 a 13, somando 16 horas.

Texto e fotos: Vanessa Amin