O novo regimento interno da Rádio Educativa UFMS 99.9 e da TV UFMS foi aprovado de forma unânime, na 163ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário. Em 2025, a Rádio Educativa UFMS 99.9 completa nove anos no ar e a TV UFMS celebra 26 anos de programação.
A reitora Camila Ítavo enfatizou durante a reunião sobre o potencial da comunicação pública e da programação educativa e de qualidade dos veículos institucionais. “Quero parabenizar a professora Rose e toda a equipe da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), agradecer também a Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), porque o que nós temos são os talentos da Faalc. Lembro que, em 2016, o que a gente tinha era uma assessoria de comunicação social […] e a gente cresceu evoluindo para uma agência. Hoje a gente tem cobertura nos câmpus e vamos evoluir cada vez mais”, pontuou.
Para a diretora da Agecom, Rose Pinheiro, o novo regimento interno e o conselho consultivo da Rádio Educativa e da TV UFMS potencializam os canais institucionais como agentes de transformação social para promoção da educação, da ciência, da cultura e da cidadania em Mato Grosso do Sul. “Nossa proposta incorpora a TV ao conselho consultivo, que já está instituído na Rádio Educativa e amplia a composição dos membros do conselho, incentivando a participação da comunidade universitária na nossa programação dos veículos e respeitando os princípios da comunicação pública e da radiodifusão educativa”, explica.
De acordo com o novo regimento interno, o conselho consultivo será presidido pela diretora da Agecom, Rose Pinheiro, e composto pela secretária de Rádio, TV e Mídias, Wendy Tonhati; um representante das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte, Pesquisa e Pós-Graduação, Graduação e de Cidadania e Sustentabilidade; um representante de cada câmpus; dois representantes indicados pelo conselho da Faalc; um representante discente, indicado pelo Diretório Central dos Estudantes, regularmente matriculado nos cursos de Audiovisual, Jornalismo ou Música; e um representante da comunidade externa, indicado pela Reitoria, com pesquisa ou trabalhos relacionados à área de radiodifusão educativa ou da produção cultural e artística.
Esse conselho consultivo, que se reúne a cada três meses, tem como responsabilidades avaliar e deliberar sobre a programação veiculada pela Rádio Educativa UFMS 99.9 e pela TV UFMS; emitir parecer sobre as propostas de programas independentes de acordo com as premissas e objetivos dos veículos institucionais; avaliar e deliberar sobre as propostas de apoio cultural; e propor alterações no regimento interno da Rádio Educativa UFMS 99.9 e da TV UFMS. “Nós fazemos parte da Rede Nacional de Comunicação Pública, que está vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O objetivo é que o conselho consultivo colabore também com a programação da TV, que vem crescendo nos últimos anos”, reforça a diretora da Agecom.
Histórico e expansão
Criada em 1999, a TV UFMS foi a primeira televisão universitária a ter sua programação disponibilizada pelo Canal Universitário da NET Campo Grande (Canal 14). Com quase 35 mil seguidores no YouTube, conta com informação jornalística, programas especiais e entrevistas, voltados para atender um público interessado em educação e cultura. Entre as principais produções, estão o Radar UFMS, Conexão UFMS e o Todas as Artes, além de reportagens sobre as ações da Universidade e da comunidade.
Já a Rádio Educativa UFMS 99.9 foi inaugurada em junho de 2016, com uma torre de transmissão de 60 metros de altura instalada perto do Complexo Multiuso 2, na Cidade Universitária, e um transmissor de 1 KW, que garante o alcance a todas as regiões de Campo Grande. A rádio possui equipamento totalmente digital, um estúdio para transmissão ao vivo e dois estúdios para gravações, além de uma redação. Com uma programação diferenciada em Mato Grosso do Sul, tem priorizado a qualidade de sua seleção musical e de produção jornalística, com a produção de notícias locais e regionais, além de um bate-papo com pesquisadores da Universidade, de segunda a sexta-feira, às 17h, no Radiojornal UFMS; com o Minuto Notícia, um boletim de hora em hora com informações do dia a dia da região e da própria Universidade; e com podcasts, semelhantes a pílulas de informação que exploram diferentes temáticas.
Por meio da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública e da comunicação universitária no país, a UFMS foi uma das 31 universidades que assinou o acordo de cooperação com a EBC e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para a ampliação da Rádio Educativa UFMS para os câmpus e para operar em sinal aberto de televisão para todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Texto: Thalia Zortéa