Conselho homenageia UFMS por atuação para preservação de mananciais

A Universidade e a professora do Instituto de Biociências (Inbio) Alexandra Pinho foram homenageadas pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba pelo compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável de Campo Grande.

Na capital do Estado, 40% da população é abastecida pelo fornecimento de água do córrego Guariroba. Para garantir a recuperação e conservação do manancial, há 30 anos foi criada a APA do Guariroba. A exploração excessiva de aquíferos, mudanças climáticas, poluição e contaminação, aumento da demanda, gestão ineficaz e desperdício são as causas principais da diminuição de fontes de água doce no mundo. Considerando que, do total de água existente no planeta, apenas 2,5% é doce e, desses, apenas 1% encontra-se em rios, preservar mananciais é uma necessidade mais que urgente.

Em 2001, foi instituído o Conselho Gestor da APA do Guariroba, órgão de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento do poder público municipal, que tem entre seus objetivos principais, estimular e acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da APA, garantindo o seu caráter participativo.

O professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Guilherme Cavazzana representou a Universidade na solenidade. “Receber a moção de agradecimento representando a UFMS foi muito gratificante e reforça a importância da participação da Universidade em espaços de gestão ambiental como o Conselho da APA Guariroba. É um reconhecimento ao trabalho coletivo e ao compromisso com a preservação dos mananciais e com o desenvolvimento sustentável de Campo Grande”, disse. Além do certificado de reconhecimento, todos os homenageados receberam mudas de ipês.

“O Conselho Gestor da APA Guariroba é um espaço muito importante de construção coletiva, onde diferentes instituições contribuem para a proteção dos mananciais e para decisões mais responsáveis sobre o território. Participar desse conselho é uma oportunidade de colaborar diretamente com políticas públicas e levar o conhecimento técnico da UFMS para debates que impactam toda a população da capital”, completou.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Conselho APA Guariroba