Nos dias 12 e 13 de novembro, manhã e tarde, será realizado o Congresso Sul-Mato-Grossense sobre Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação, no Anfiteatro Salomão Baruki, Unidade II, do Campus do Pantanal. As inscrições e submissão de trabalhos já estão disponíveis e podem ser feitas até 30 de setembro. O evento será gratuito e tem como objetivo reunir estudantes, profissionais e pesquisadores para discutir as diversas formas de violência no trabalho. Será emitido Certificado de 12 horas do Congresso, mais carga horária dos minicursos e de apresentação de trabalhos.
Serão aceitos relatos de pesquisa e de experiência profissional, inclusive em estágios e atividades de extensão com no máximo cinco autores, neste caso, pelo menos um deverá estar inscrito no Congresso. Os resumos devem ser encaminhados para o e-mail: congresso.violencianotrabalho@gmail.com. Cada autor poderá enviar no máximo dois resumos e para isso é obrigatório que esteja inscrito no evento.
O Congresso abordará cientificamente as questões relacionadas ao assédio moral e sexual, as discriminações de gênero, a violência organizacional, o trabalho infantil e o trabalho escravo. A programação inclui mesas-redondas, conferências, apresentação de trabalho e palestras com convidados da área de Saúde Mental e Direito. A inscrição será feita na troca 2 kg de alimento não perecível, a ser entregue no ato do credenciamento.
Os resumos devem se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos do Congresso: GT1: Trabalho infantil (educação; aprendizagem; desenvolvimento; direitos humanos; ações de erradicação); GT2: Trabalho escravo/forçado (tráfico de pessoas; imigrantes; trabalho em carvoaria; servidão por dívida; profissionais do sexo; povos indígenas); GT3: Sofrimento psíquico e adoecimento no trabalho (situação/trabalho atravessado pela violência; assédios; patologias sociais da violência; desemprego; trabalho informal); e GT4: Condições e acidentes de trabalho (doenças; morbidades; segurança; terceirização).
Dentre os realizadores do evento estão o Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador (LSMT/UFMS/CPAN) e o Serviço de Psicologia do Campus do Pantanal.
Confira a Programação Completa aqui!!
Texto de: Paula Navarro (Estagiária de Jornalismo)
