Congresso internacional tem programação focada na música coral infantojuvenil

Amanhã, 15, começa o 1º Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (Cimuci), evento realizado virtualmente até o dia 18 de outubro em parceria com o Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis, projeto de extensão da UFMS.

O objetivo do congresso é incentivar reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas desenvolvidas na área, e ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

Serão dez webinars com 30 palestrantes convidados da Argentina, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, Suécia e várias cidades do Brasil. “Cada profissional falará sobre um tema de sua especialidade, juntamente com outros convidados em uma mesma mesa-redonda, promovendo um debate muito rico que poderá ser assistido por muitas pessoas. Isso contribuirá para termos um crescimento em grande escala em nossa área”, afirma Ana Lúcia Gaborim, professora do curso de Música e membro da comissão organizadora do evento.

Toda a programação é gratuita, algo que foi alcançado com a realização on-line. “A situação de pandemia que se estabeleceu em todo o mundo certamente nos trouxe um diferencial: a possibilidade de reunir muitos profissionais do mais alto nível, dentro da área coral, em um único espaço – o virtual. E além disso, tudo será oferecido gratuitamente, de modo que qualquer pessoa interessada no tema possa participar, o que no modo presencial exigiria muito investimento pessoal”, explica.

O Cimuci é fruto do Projeto Um Novo Olhar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Nacional das Artes, e além do Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis da UFMS, o evento conta também com a parceria do Coral Espaço Feliz – Lar Donato Flores e do Coro Curumins, projeto de extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo.

Acesse e-inscricao.com/cimuci para conferir a programação completa e se inscrever.

Texto: Leticia Bueno