Congresso de Diálogos entre Direito e Tecnologia encerra com mais de 500 espectadores

O 1º Congresso Interinstitucional de Diálogos entre Direito e Tecnologia (CIDDTEC) foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro e abordou os impactos da Covid-19 no uso de tecnologias no Direito e na Educação. Com mais de 830 pessoas acompanhando a cerimônia de abertura, o evento alcançou altos índices de participação.

Os mais diversos painéis simultâneos que ocorreram nos três períodos durante os dias de eventos se aproximaram das 3000 visualizações e no enceramento do congresso não foi diferente: 521 pessoas acompanharam o último debate, que tratou sobre o impacto da pandemia da Covid-19 no ordenamento jurídico.

Os dados fornecidos pela coordenadora geral do evento, professora Heloísa Portugal, representam a importância das discussões proporcionadas pelo congresso. Segundo ela, o momento que vivemos no contexto global é um marco na história da humanidade e as decisões que nossas lideranças e nós tomarmos agora irão determinar que tipos de futuro teremos.

Para a coordenadora, o evento foi repleto de simbologias e significados. O fato de ser interinstitucional, além de intercursos, representa o espírito colaborativo indispensável para uma vida mais leve e harmônica e que aliado a isso, o diálogo é o motor para que a mudança se opere. “Tenho gratidão aos parceiros que confiaram em uma ideia de uma professora recém-chegada no CPTL. Que venha o 2º Congresso Interinstitucional de Diálogos entre Direito e Tecnologia!”.

A realização interinstitucional contou com a colaboração do Centro Acadêmico do curso de Direito do Campus de Três Lagoas, representado pela estudante Ana Caroline Yukorvic Leitão, que relatou ser uma honra, bem como uma grande responsabilidade, participar da organização de um evento desta magnitude. “É muito importante para nossa formação intelectual e cidadã que tenhamos contato com ilustres nomes desde nossa graduação e isso sem dúvidas foi possível com o 1º CIDDTEC”, disse.

A estudante Tatiane de Aguiar Cabral acompanhou o evento, fez parte da comissão organizadora e agradeceu imensamente a oportunidade de participar do congresso e representar a Empresa Júnior Aditum. “Tomo a liberdade de ressaltar a importância de eventos como este para a comunidade acadêmica. Eventos assim são uma fonte essencial para quem busca novos conhecimentos. Eles permitem o enriquecimento do saber acadêmico, pois reúnem profissionais, especialistas, estudantes e vários grupos com interesses em comum”.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)