Nesta quarta-feira, 6, teve início o Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (Cobaci) 2025, realizado pela primeira vez na Cidade Universitária, com a presença de mais de 150 profissionais e autoridades. Com o tema Administração Pública em Reforma: Tecnologias, Desafios e Oportunidades para a Auditoria no Novo Modelo de Gestão, o evento é promovido pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) até sexta-feira, 8.
A reitora Camila Ítavo participou da mesa de abertura e desejou que o congresso inspire os participantes a ajudar cada vez mais os gestores de instituições públicas por todo o país. “Vocês, eu não tenho dúvida, se já não são, serão os baluartes das nossas instituições federais de ensino superior. […] Se a gente alimenta e aprimora o nosso sistema de governança, as nossas metodologias, o controle interno, a gente cria uma rede estruturada, com conformidade, com segurança, isso é muito melhor para o gestor ou para uma gestora, isso faz com que a instituição tenha mais sucesso. E a Instituição que tem sucesso, com conformidade, é um serviço público chegando ao cidadão com corretitude, essa é a nossa grande missão”, ressaltou.
O auditor-chefe André de Assunção comentou que está muito orgulhoso, emocionado e feliz por receber o evento na Universidade. “Eu sou muito grato pela Instituição que eu tenho, muito grato por hoje estar recebendo vocês, por terem nos escolhido, esse ano, para a gente estar sediando o Cobaci 2025″, contou. “Nesses três dias, a UFMS será a casa dos senhores e faremos de tudo para que esse evento seja brilhante, que vocês saiam daqui diferentes de como estamos entrando agora, para que todos nós aqui sejamos luz no caminho dos nossos gestores, não apenas aquela auditoria de conformidade, mas para que a gente possa iluminar a gestão para tomar as melhores decisões, decisões dentro da legalidade, decisões que passem confiança aos nossos gestores e assim também ganhamos credibilidade”, afirmou.
Para o presidente da Unamec, Paulo Barbosa, a programação deve criar um ambiente com grandes partilhas entre os profissionais. “[É um compromisso] criar um ambiente de debate para um momento de reformar algo, principalmente reformar uma estrutura que busca atender às necessidades públicas, caracterizadas como necessidade pública, a agenda de necessidade dessa população. […] A cada momento, a gente deve fortalecer a ideia de democracia, a ideia da escuta, e esse ambiente busca incentivar tudo isso que a gente está tentando estabelecer como modelo através de debate”, destacou.
O superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Mato Grosso do Sul, Leandro de Sá, relembrou que o congresso já é reconhecido por sua excelência ao reunir profissionais comprometidos com a evolução da administração pública brasileira. “É uma satisfação estar entre vocês para aprender e compartilhar ideias, experiências e reflexões. O Cobaci 2025 nos convida a construir juntos a administração pública do futuro, reforça a importância de unirmos esforços para fortalecer a governança, a integridade e a eficiência no setor público. Em um cenário de transformações rápidas impulsionadas por inovações tecnológicas, como a inteligência artificial e por desafios normativos, como a revisão do decreto-lei N.º 200, eventos como este são essenciais para alinharmos nossas práticas às demandas de uma sociedade que exige transparência, accountability e resultados concretos”, reforçou.
“Para mim, é uma satisfação muito grande estar aqui, não só para esse evento que fala sobre governança, sobre compliance, a questão dos riscos também, porque a gente está mitigando alguns riscos nesse momento aqui, com todos vocês, que são profissionais comprometidos, focados para poder fazer essa linha de defesa para nós”, agradeceu a reitora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Elaine Cassiano.
Ao todo, participam do evento 20 instituições da região Sudeste, 17 do Centro-Oeste, dez do Nordeste, nove do Sul e oito do Norte. Destas, 45 são instituições federais de ensino superior. Ao longo de três dias, estão previstas 13 palestras, mesas-redondas e workshops. Mais informações estão disponíveis nesta página.
Texto: Thalia Zortéa, com informações da Unamec
Fotos: Alíria Aristides


