Congresso aborda educação, inclusão e direitos humanos

Entre os dias 28 e 31 de agosto, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) realizam o 14º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe) O evento acontece na Cidade Universitária e tem como tema central “Educação, inclusão e direitos humanos: interlocuções com a psicologia escolar e educacional”

“O Conpe vai reunir profissionais de todo o país, expondo e discutindo temáticas que vão ao encontro dos anseios da sociedade”, comenta a presidente do Congresso e atual presidente da Abrapee, Alexandra Ayach Anache. De acordo com Alexandra, que também é professora na UFMS, a organização espera um público de 800 participantes entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação.

Segundo a professora, nessa edição do Conpe os eixos principais são inclusão, a questão racial, a questão indígena e o tema dos direitos humanos tematizados em duas conferências e dois simpósios magnos: um nacional e um internacional. “As apresentações de pesquisas, discussões teórico-metodológicas, experiências exitosas, intervenções na realidade escolar e educacional acontecerão em 55 minicursos, 48 simpósios, 25 mesas-redondas, 137 pôsteres, 189 relatos de experiências, totalizando 454 atividades científicas. Serão realizados também: exposições, lançamento de livros, cine debate, fórum de debates, reuniões científicas e de organização da Abrapee com entidades da psicologia brasileira e latino-americana, reunião do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, assembleia geral da Abrapee e atividades culturais”, destaca.

“A educação e os direitos humanos no Brasil, hoje” é o tema da conferência de abertura, que será ministrada pelo professor José Geraldo Silveira Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A conferência acontece no dia 28, às 19 horas. No dia 29, às 10h30, os professores Anna Stetsenko, da Universidade de Nova Iorque (EUA), e Eládio Sebastian Heredero, da Universidade de Alcalá (Espanha) ministram simpósio sobre “Psicologia em uma perspectiva crítica na interlocução com a educação, inclusão e direitos humanos”. Na sexta-feira (30), às 10h30min, os professores Sonia Grubits, da UCDB e Danilo Silva Guimarães, da USP, ministram simpósio sobre psicologia e questão indígena. Sonia vai falar sobre “A disciplina nas escolas indígenas das aldeias em Mato Grosso do Sul e influência da dinâmica familiar” e Danilo sobre “Nhembo’ea reko regua: desafios da educação diferenciada indígena em um contexto de lutas por direitos”. A conferência de encerramento será ministrada no dia 31, às 10h30 pela professora Cláudia Mayorga Borges, da UFMG, e tem como tema “Quando ruídos se tornam vozes: igualdade racial e democratização da educação”. As conferências e simpósios acontecem no Teatro Glauce Rocha. Confira a programação completa aqui.

Inscrições e mais informações – As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas no site do Congresso ou pelo e-mail conpe2019@abrapee.psc.br.

Texto: Vanessa Amin