Confira os períodos de preenchimento dos perfis socioeconômicos da Andifes e da UFMS

Neste semestre todos os alunos da UFMS devem responder ao Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais (Andifes), e os ingressantes por meio de processo seletivo de 2018/1 devem, ainda, responder ao Perfil Socioeconômico da UFMS. O preenchimento dos perfis é obrigatório, mas os prazos para cada preenchimento são diferentes para cada categoria.

A Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais está em sua quinta edição e é realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). De acordo com a Andifes, os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, com a finalidade de auxiliar, também, nas demandas de assistência estudantil.

Na mesma linha, o Perfil Socioeconômico da UFMS é importante para a tomada de decisões direcionadas aos acadêmicos, entre elas as bolsas de auxílio.

São considerados ingressantes os selecionados por meio do SISU, Vestibular e Vestibular EAD, além de selecionados no processo de aproveitamento de vagas remanescentes, transferência, portador de diploma e refugiados. Estes alunos devem preencher, durante a matrícula na Instituição, o Perfil Socioeconômico da UFMS e, a partir de março, terão o acesso liberado ao Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais (Andifes).

Já os veteranos, alunos que já cursam a UFMS, devem preencher, antes e/ou durante a matrícula no primeiro semestre letivo de 2018, o Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais (Andifes). Segundo o Diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC), Luciano Gonda, o acesso ao questionário da Andifes já está liberado para os veteranos e é condição indispensável para a matrícula.

Para preencher o Perdil Andifes, é preciso acessar o endereço https://www.perfil.ufu.br/2018/questionario/. O Perfil UFMS deverá ser acessado por meio do Sistema Acadêmico (Siscad).