Conecta UFMS 2022 reforça importância do elo entre ciência e setor produtivo

Para promover a inovação, estabelecer parcerias é um passo fundamental. Com o objetivo de estimular a junção entre a Ciência e o setor produtivo, o Conecta UFMS 2022 é realizado durante todo o dia de hoje, 30, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária.

Durante a abertura ocorrida na parte da manhã, o reitor Marcelo Turine enfatizou a importância da articulação entre mercado, poder público e universidade. “Aumentamos em 200% a quantidade de parcerias e o registro de patentes em 70% nos últimos três anos. Agradeço, especialmente, aos parceiros presentes hoje neste evento – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Sebrae-MS e Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) – por acreditarem na UFMS. Não existe desenvolvimento tecnológico sem a participação de todos. Nossa Universidade é um espaço de conhecimento à disposição de vocês para que possamos, juntos, transformar nossas ideias em soluções para a sociedade”, disse.

“É uma satisfação receber todos aqui. Gostaria de agradecer à Reitoria pelo apoio ao Conecta UFMS 2022 e a todos os atores que compõem esse sistema tão rico. Aproveitem a programação e sejam bem-vindos à UFMS”, reforçou o diretor da Agência de Inovação e Internacionalização (Aginova) Saulo Gomes Moreira. A Aginova é responsável pela realização do Conecta que chegou a sua terceira edição e conta com a participação de pesquisadores, grupos de pesquisa e equipe dos laboratórios, além de representantes de empresas e do poder público.

Presente à abertura, a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semagro, Marina Dobashi, agradeceu o convite. “O empreendedorismo foi muito solicitado durante a pandemia. Agradeço à UFMS pelo convite e também pelas muitas ações desenvolvidas com a Secretaria, entre elas a instalação do Parque Tecnológico Internacional, localizado na região de fronteira com o Paraguai, em Ponta Porã, que também conta com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul”, destacou.

“Parabenizo à UFMS pela realização desse evento. Temos uma importante ação conjunta com a Universidade e a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) que deve iniciar em breve: a implantação do Parque Tecnológico de Campo Grande na esplanada ferroviária. São R$ 7,5 milhões em investimentos na criação de uma espaço de integração que deve inserir a cultura da governança, ligando, ainda, as incubadoras. Temos certeza que essa parceria vai transformar a cidade, criando uma nova matriz de desenvolvimento para nossa capital. É um grande trabalho que temos pela frente”, ressaltou a coordenadora de Projetos Estratégicos da PMCG Catiana Sabadin.

A assessora do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS Danieli Paiva também participou da abertura do Conecta UFMS 2022. “É uma honra estar aqui hoje representando o Sebrae-MS. A UFMS tem sido um importante local de oferta de boas ideias. É o melhor espaço para se falar sobre inovação e empreendedorismo”, falou.

A programação começou com o café interativo, para proporcionar networking e interação entre os participantes. Ao longo do dia também serão realizadas palestras, rodas de conversa e painéis. O Conecta 2022 terá, ainda, a participação da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, Unidade Embrapii da UFMS. Com uma equipe de pesquisadores multidisciplinares, a proposta foi apresentada na edição do ano passado e, neste ano, divulgará seu escopo de atividades e os trabalhos desenvolvidos.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: JC Costa