Foi realizada na noite de ontem, 28, a colação de grau de estudantes da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), da Faculdade de Direito (Fadir) e da Faculdade de Educação (Faed) da UFMS. Colaram grau concluintes dos cursos de Artes, Comunicação Social, Jornalismo, Letras, Música, Direito, Educação do Campo, Educação Física e Pedagogia.
A solenidade foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo no canal da TV UFMS, com participação do intérprete de Libras Itamar Lopes dos Santos.
O reitor Marcelo Turine parabenizou os graduandos e familiares pela conquista e agradeceu os professores e técnicos administrativos da Universidade. “Vocês jovens profissionais agora vão ajudar nosso estado e país no enfrentamento às desigualdades, vão nos ajudar a termos um Brasil mais honesto, com menos corrupção, mais respeito, mais ética e mais responsabilidade, é isso que esperamos. A educação é um direito de todos, mas infelizmente ainda nem todos conseguem acesso, vocês tiveram e são vitoriosos, concluíram essa etapa. Parabéns a vocês, a seus familiares e amigos, que os ajudaram nesse momento de formação. Agradeço a todos os professores e técnicos que aceitaram a proposta de darmos andamento ao calendário acadêmico, propiciando este momento. Agradeço também a vocês graduandos que estiveram conosco nesse tempo, nos ajudando também a construirmos uma universidade melhor, com as sugestões, com muito respeito e diálogos institucionais. Tenho certeza que se implementarem a parte profissional e técnica que aprenderam na Universidade com os valores de um bom cidadão, vão nos ajudar a ter um Brasil e um mundo melhor”, disse.
A diretora da Faalc, Vera Lúcia Penzo Fernandes declarou estar honrada em participar da cerimônia. “Colação de grau é o momento de consolidação da realização de um sonho para os formandos e também para seus familiares. Só temos a agradecer a todos que apoiaram e contribuíram para essa realização. O futuro é de vocês, sejam corajosos, superem os obstáculos da vida. Os desafios serão muitos, espero que as conquistas sejam ainda maiores. Vocês são formados em uma universidade pública, gratuita e laica, uma das melhores do Brasil e do mundo”, falou.
“O momento de pandemia fez a sociedade se atentar mais ao coletivo e isso é importante para a reflexão. É o momento para cada um pensar como vai viver a vida, como vai desempenhar sua profissão daqui para a frente, para quem vai dirigir seu trabalho, energia e disposição. Desejo que vocês formandos dirijam esforços para encontrarem a felicidade pessoal e da sociedade, espero que façam bom uso das ferramentas que aqui receberam, que obtenham sucesso. E para mim o sucesso é justamente a felicidade de todos”, apontou a diretora da Fadir, Ynes da Silva Félix.
A diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva celebrou o fechamento do ciclo. “A vida é feita de etapas e esta é mais uma que vocês concluem. Esse momento mostra que nosso país tem muito mais chance de se desenvolver a partir da formatura de vocês. O Brasil precisa de profissionais com esse talento que demonstraram ao longo desses 4 ou 5 anos, com a consciência social que demonstraram, além do espírito humano e responsável com a sociedade. Lembrei-me da seguinte frase: ‘A educação abre portas’. Foi com a educação que vocês abriram todas as portas que se apresentaram até aqui e no futuro não será diferente”.
“Hoje vislumbramos a tão esperada meta apontar no horizonte, porém mais belo ainda é rememorar a toada, a candura e beleza de todo o caminho que juntos percorremos, afinal, para chegar rápido basta ir só, mas para ir longe é preciso caminhar conjuntamente. Com essas palavras agradeço os professores, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade melhor, com emoção abraço as famílias dos formandos na pessoa da minha família, vocês foram determinantes para que esse dia chegasse”, agradeceu o orador representante da Fadir e bacharel em Direito, Tarcísio de Macedo.
A oradora representante da Faed e licenciada em Pedagogia, Beatriz Maria Machado Lustosa afirmou que os concluintes começam agora uma nova etapa da mesma forma que começaram a faculdade, com euforia para enfrentar algo novo, porém mais sábios. “São enormes os desafios, mas agora somos grandes o suficiente para enfrentá-los e se não conseguirmos de imediato não tem problema, pois o amanhã virá, foi aqui que aprendi isso, nessa universidade com ensino gratuito e de qualidade. A UFMS é a nossa casa e nunca deixará de ser, continuem em contato com os professores, participando de grupos de estudos, da pós-graduação e de projetos de extensão. Aqui construímos conhecimento que levaremos para a vida”.
Texto e imagens: Ariane Comineti

